A exposição, sob a curadoria de Cláudia Barreto, foi elaborada com a participação dos pesquisadores e dos demais funcionários do Solar dos Mellos - Fotos Divulgação

A exposição ‘Museus por dentro, por dentro dos museus’, inaugurada durante a 13ª Primavera nos Museus (de 23 a 27/9), continuará aberta para visitação pública até dezembro. Para visitas mediadas, grupos formados por no mínimo dez e até 40 pessoas que disponham de veículo próprio devem agendar por meio do telefone (22) 2759-5049. A visitação gratuita pode ser marcada para o turno da manhã ou da tarde.

A exposição, sob a curadoria de Cláudia Barreto, foi elaborada com a participação dos pesquisadores e dos demais funcionários do Solar dos Mellos. Alguns documentos da mostra revelam detalhes da arquitetura da casa. Outros expostos, também preservados pelo museu, foram objeto da pesquisa acadêmica que comprova a existência de um quilombo que perdurou por mais de vinte anos em território macaense, o ‘Carukango’.

Atualmente o Solar dos Mellos acumula o papel de Centro Cultural, atraindo novos públicos ao espaço e novos olhares para a memória da cidade. Depois da ’13ª Primavera nos Museus’, a Secretaria de Cultura prepara uma programação especial comemorativa do Dia das Crianças (12 de outubro). A programação começará na quarta-feira (9), às 20h, com o espetáculo ‘Canções da Disney’, da Escola Municipal de Artes (Emart), aberto ao público, no Teatro Municipal de Macaé. Já na quinta-feira (10), a ‘Festa da Criança’ será no Solar dos Mellos, com brinquedos, atrações artísticas e diversão garantida.

‘Museus por dentro, por dentro dos museus’

A documentação e objetos históricos exibidos, assim como outros que deram origem a pesquisas, ao serem recebidos passam por processo de higienização, paleografia, digitalização, catalogação e acondicionamento. Este processo, realizado por servidores municipais capacitados e com o auxílio de uma equipe de jovens Guardas Mirins e do projeto ‘Nova Vida’, em treinamento, é supervisionado pelo historiador e paleógrafo, Bruno Rodrigues, coordenador do Projeto Macaé em Fontes Primárias, integrante do Programa de Educação Patrimonial de Macaé.

A equipe do projeto também auxilia os interessados nas pesquisas documentais.

Cláudia Barreto ressalta que o objetivo da exposição, além de mostrar o grande valor arquitetônico do imóvel, é destacar a importância do Solar dos Mellos na preservação da história da cidade.

“O Solar é o guardião da documentação que desvenda para o macaense de hoje a sua identidade. Ainda há muita história a ser estudada. O museu tem tudo isso à disposição dos pesquisadores sobre Macaé e sobre a nossa região”, diz.

O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no centro da cidade. Para agendamentos e visitação, o espaço atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here