A instituição promoveu com absoluto sucesso um jantar beneficente, no ultimo 4 de abril, para angariar recursos para o pagamento de mamografias

A União Macaense no Combate do Câncer de Mama (Unamama) anuncia o sucesso do jantar beneficente, no ultimo 4 de abril, e o seu resultado é a aquisição de 114 exames

Com a proposta de reduzir o expressivo número de mortalidade por câncer de mama, a União Macaense no Combate do Câncer de Mama (Unamama) retoma suas atividades neste ano, contando com a participação de macaenses voluntários sensibilizados com a questão.
Neste sentido, a instituição promoveu com absoluto sucesso um jantar beneficente, no ultimo 4 de abril, para angariar recursos para o pagamento de mamografias a serem doadas para as mulheres que não possuem condição financeira. O resultado do evento foi a aquisição de 114 exames.

Assim, as mulheres de Macaé que precisam de mamografia devem procurar a sala da União Macaense no Combate do Câncer de Mama (Unamama), desde que tenham a partir de 40 anos de idade e estejam munidas de um pedido médico e comprovante de residência para mostrar que é moradora de Macaé. As pessoas interessadas devem ir na sala da instituição, de segunda à sexta, das 13h às 18h, localizada no Centro Cultural Magdá Garcia, sala 202, na Avenida Rui Barbosa, 435 (altos da loja Ponto Frio do Calçadão). O espaço está com data de inauguração prevista para dia 27, no entanto, já está em funcionamento.

Satisfação da idealizadora

A iniciativa de retomar o trabalho da instituição foi de Marilena Gacia, que assumiu a sua presidência diante da preocupante situação e vendo a Unamama como uma porta aberta às mulheres no sentido da prevenção da doença de forma maciça. “Estou assumindo a presidência da Unamama porque decidi abraçar esta causa por razões conhecidas: três cânceres ao longo de 30 anos, dois de mama e um de pulmão”, declarou Marilena.

Novas adesões

“É através da união de pessoas voluntárias que desejam abraçar a causa da prevenção em Macaé que daremos continuidade à realização de jantares beneficentes para que seus convites sejam revertidos para a compra de mamografias. A mamografia é um exame necessário para o rastreamento e diagnóstico do câncer de mama”, frisou Marilena, acrescentando que o Instituto de Medicina Nuclear colaborou com o preço de R$ 80 por exame, e com o recurso arrecadado pelo jantar foi possível atender 114 mulheres.

Segundo o médico Sérgio Osmar Pinas, proprietário da clínica, este novo aparelho de mamografia possui tecnologia de ponta que reduz em até 50% a exposição das mamas à radiação.

Além do Instituto de Medicina Nuclear, a Unamama conta com o apoio da Gráfica Iris Mídia, Mirabolando Cakes, Babuska, Ô Zé Gastronomia, Colégio Atlântico, e estabelecimentos comerciais que doaram brindes como Beleza Minuto, Tony Bernardino, Maison La Mariée, e Cristal Pedras.

Unamama

A Unamama – União Nacional Solidária no Combate ao Câncer de Mama-Macaé é uma associação civil sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 08.990.031/0001-49 em 08/08/2007, e foi criada por um grupo de pacientes, familiares e voluntários do câncer de mama. Durante os sete anos de sua atuação foram beneficiadas mais de 10 mil pessoas, entre atividades, serviços médicos e apoios sociais. Foram realizadas centenas de palestras atendendo cerca de 15 mil pessoas que se capacitaram como agentes multiplicadores na prevenção do câncer de mama.

A entidade tem na liderança a professora e ex-paciente Marilena Garcia, que acumulou experiências como voluntária no Instituto Nacional do Câncer (Inca), onde também coordenou o programa Viva Mulher e, no Ministério da Saúde, em Brasília, na área de Saúde da Mulher.

As atividades da Unamama visam resgatar a autoestima e a cidadania das mulheres. A sua missão é fornecer informação, divulgar as leis e recursos existentes para o maior número possível de pessoas; organizar e fortalecer redes de prevenção e combate ao câncer, identificando os pontos de defasagem que necessitam ser alcançados com campanhas de conscientização. Por outro lado, a entidade objetiva desenvolver planos de ação através do controle social, para atuar junto aos responsáveis pelas tomadas de decisão em Órgãos Públicos, Unidades Escolares das Redes Pública e Privada, em Empresas, locais públicos e Empresas Offshore.

Nova diretoria

A nova Diretoria da Unamama para a Gestão 2019/2021 está assim constituída: Presidente – Marilena Garcia (fundadora que celebra 30 anos de convivência com o câncer); Vice -presidente – Leda Vieira (foi diretora do Matias Neto e Funemac e tem prática em gestão e administração escolar); Tesoureira – Marcia Helena Loureiro (profissional da Secretaria de Educação, matemática, prática com administração); Secretaria – Roselle de Andrade Galvão (Humanista nas questões sociais e profissional que trabalhou com políticas públicas do HIV).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here