odebateon-educação-macae-ufrj
Curso acontecerá sempre no final do dia, na Cidade Universitária, na Granja dos Cavaleiros - Foto Wanderley Gil

O Projeto Social ‘Aprenda a Programar Jogando’ é voltado para crianças e adolescentes

O estudo da programação não é mais exclusivo para pessoas da área de computação e vem sendo introduzido na educação de crianças e jovens em diversos países devido às habilidades e benefícios que promovem. A programação de computadores estimula a criatividade, o raciocínio lógico, facilita na organização dos pensamentos e na solução de problemas.

Pensando nisso, em Macaé, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé) conta com o Projeto Social ‘Aprenda a Programar Jogando’. E para quem tem o interesse, estão abertas as inscrições para minicursos gratuitos para crianças (seis a 10 anos) e adolescentes, que acontecerão nesse semestre.

Para se inscrever, os responsáveis precisam acessar o site aprendaprogramar.macae.ufrj.br/inscricoes, onde também vão encontrar as informações gerais sobre os cursos. As aulas começam no próximo dia 19 e vão até 4 de setembro. O curso de Programação para Crianças – Nível 1 (seis a 10 anos) será todas às segundas e quartas-feiras, às 17h30. Já o Laboratório de Python para Jovens (a partir dos 15 anos) terá início no dia 30 de agosto e terminará no dia 4 de outubro. As aulas serão às sextas-feiras, no mesmo horário.

O Laboratório de Python para Crianças (10 a 14 anos) terá início no dia 16 de setembro. Aulas também às segundas e quartas-feiras, às 17h30. O minicurso de Programação para Crianças – Nível 2 começará no dia 14 de outubro (seis a 10 anos), nos mesmos dias e horário.

O objetivo do curso é apresentar os conceitos de programação de computadores para as crianças de forma divertida e mostrar que elas podem ser criadoras das tecnologias que usam no dia a dia. Durante as aulas as crianças aprenderão ferramentas utilizadas mundialmente para o ensino da programação e irão se divertir aprendendo por meio de jogos e brincadeiras.

O projeto é coordenado pela professora Janaína Gomide e os monitores são alunos de Engenharia da UFRJ. Aprenda a Programar é um projeto de extensão universitária, princípio constitucional do seu papel no tripé ensino, pesquisa e extensão, “processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”.

As aulas acontecerão na Cidade Universitária, que está localizada na Rua Aloísio da Silva Gomes, número 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here