O evento apresenta duas estreias: a do primeiro episódio da segunda temporada da web série “As Carpideiras” e a do filme “A casa 47”

O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, que guardando as mais lindas histórias de Macaé vive tempo de celebração dos seus 15 anos de atividades, ganha evidência mais uma vez nesta quarta-feira (11). Trata-se, desta vez, do projeto na vertente de audiovisual da Secretaria de Cultura de Macaé, o ‘Curta no Museu’, apresentando neste mês duas estreias: a do primeiro episódio da segunda temporada da web série “As Carpideiras” e a do filme “A casa 47″.

As sessões gratuitas acontecem a partir das 19h. A última edição do ano do ‘Curta no Museu’ será intermunicipal, com produções que envolvem Macaé, Rio das Ostras e Conceição de Macabu.

Neste sentido, em parceria com o ‘Curta Macabu’, do município de Conceição de Macabu, e com o produtor Tiago Mavieiro, do município de Rio das Ostras, depois das estréias, o ‘Curta no Museu realizará uma Roda de Conversa com a presença dos produtores dos audiovisuais.
O organizador do evento, Hélder Santana, ressalta que durante o ano de 2019, o ‘Curta no Museu’ trouxe para a tela grande o melhor do audiovisual local e regional, além de promover discussões construtivas sobre temas tão diversos quanto autismo, universo feminino, saúde e diversidade. “Nosso propósito é valorizar os artistas e técnicos do audiovisual locais e regionais e promover, a partir das obras exibidas, reflexões que contribuam com o fortalecimento da atividade de produção audiovisual, nos seus aspectos artístico e mercadológico, e para o desenvolvimento intelectual e ético de nossa sociedade”, disse Hélder.

O ‘Curta no Museu’ é um projeto mensal da Secretaria de Cultura de Macaé, sempre a cada segunda quarta-feira do mês, às 19h, com entrada franca. O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, Centro.

As Carpideiras

‘As Carpideiras – Segunda Temporada, Episódio 1 – Debaixo da Capa da Morte’, direção e roteiro de Tiago Maviero, aborda a rotina de trabalho de uma mulher contratada para chorar em velórios, Denise Danino (Tiago Maviero), dando continuidade a uma tradição familiar. O universo das carpideiras tem regras próprias. Denise se desdobra entre a correria da vida de uma profissional liberal e as diretrizes prescritas pelo Conselho das Carpideiras, uma entidade milenar composta por mulheres de todo o mundo. Na segunda temporada, após ser absolvida de um julgamento injusto, Denise receberá uma visita inesperada e contará com amigos e com a sorte para se livrar de mais uma armadilha.

No elenco da web série estão: Tiago Maviero, Amanda Vayssière e Flávio Xavier. O elenco convidado é formado por Henrique Haddefinir e Hélder Santana. Na captação e mixagem de som está Rodrigo Zago; na edição, Gabriel Junqueira; na produção de Set, Pedro José Leal; na assistência de produção, Jane Freitas e João Victor Nascimento, e na orientação de figurino, Mônica La.

‘A casa 47’

Já a ‘A casa 47’, de novembro deste ano, é o primeiro filme do projeto ‘Curta Macabu’. O roteiro trata de novos moradores que chegam a Conceição de Macabu, provocando a curiosidade de três crianças. A história é inspirada na redação selecionada ”A Menina Misteriosa”, de Maria Eduarda Martins, aluna da rede municipal de Conceição de Macabu. O filme foi lançado este mês naquele município e estreia nesta quarta-feira (11), em Macaé. O ‘Curta Macabu’ é uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e tem o objetivo de promover cultura e aprendizado com o cinema.

Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé

A casa que abriga o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé foi construida em 1801, estilo arquitetônico eclético, em chácara situada na então Rua da Imperatriz e atual Rua Conde de Araruama, 248, no Centro. Em 21 de junho de 1999, por meio do Decreto Nº. 042, foi desapropriado pela Prefeitura de Macaé. As obras de restauração tiveram início em 2003 e foram concluídas no ano seguinte. No espaço com pátio, hall para recepção, quatro salas e um auditório com 30 lugares, denominado Presidente Washington Luís, foi instalado o Centro de Memória Antonio Alvarez Parada.

Atualmente, além de 1.372 livros, o Solar dos Mellos guarda uma importante coletânea documental composta por impressos, manuscritos, fotografias, registros de áudio e material audiovisual. Entre as coleções doadas estão exemplares dos jornais O Rebate, O Debate, a Gazeta de Macaé, e a Voz da Cidade. Os números encadernados estão sendo catalogados e digitalizados para sua preservação e para facilitar a pesquisa, assim como inventários e documentos dos acervos jurídico-cartoriais e eclesiásticos de Macaé.

Toda a programação oferecida pelo museu é gratuita. O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here