welberth-Rezende
Ivana Gravina/Divulgação

Ontem (31), Welberth Rezende (PPS) entregou à presidência da Câmara a carta de renúncia do segundo mandato de vereador, cumprindo assim o rito que antecipa a posse na cadeira de deputado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Com ar saudosista, o parlamentar macaense relembrou momentos importantes em sua trajetória política na cidade, que agora ganha novo corpo, ao participar dos debates no legislativo estadual.

Em casa

Já Chico Machado (PSD) se reuniu com a família em Macaé antes de partir para o Rio e se preparar para a posse na Alerj. Antes de seguir viagem, ele se reuniu também com lideranças de Quissamã e Carapebus, que o auxiliaram na campanha vitoriosa nas eleições do ano passado. Hoje, na Capital Federal, ele já tem agenda com parlamentares que irão formar a coalizão de apoio ao governador Wilson Witzel (PSC), um importante passo para Macaé.

Apoio

Em Brasília, Christino Áureo (PP) conduziu a ocupação do gabinete na ala leste do Congresso, antes de tomar posse na Câmara dos Deputados. Ele pretende estar no bloco de apoio à candidatura de Rodrigo Maia (DEM) à presidência da Casa, nome que é cotado também pelo grupo do presidente Jair Bolsonaro (PSC). Com desenvoltura ao caminhar pelos corredores do Planalto Central, Christino terá fácil acesso a Ministérios e Secretarias.

Aeroporto

As instituições empresariais de Macaé já se articulam junto a nova gestão da Secretaria de Aviação Civil, em Brasília, para buscar mais detalhes sobre a inauguração das obras de reforma da pista e do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Macaé. Prevista para fevereiro, a solenidade vai ocorrer antes do Carnaval. A Comissão da Firjan e a Associação Comercial e Industrial (ACIM) são relevantes na batalha pela modernização da base macaense.

Bancos

A prefeitura deveria vistoriar os bancos situados na orla da Praia dos Cavaleiros. Alguns assentos estão completamente destruídos, não por conta do vandalismo, mas sim em função da ação do tempo. Vale lembrar que as estruturas foram colocadas lá em janeiro de 2013. Passados cinco anos, é natural que o material não suporte as ações das chuvas e da maresia. Portanto, está na hora de trocar. Só resta saber quando.

Banho

Quem frequenta a Praia do Pecado comemora o fato dos três chuveirões situados na orla estarem funcionando neste verão. Só que, a Praia dos Cavaleiros é a que mais registra movimento nos finais de semana, e não conta com o mesmo sistema. Muita gente pede aos Salva-Vidas uma mangueira, disponíveis nos dois postos de observação, para lavar os pés ou banhar crianças, antes de seguir para os pontos de ônibus da Rodovia Amaral Peixoto.

Bailes

O fim dos bailes funk dentro das comunidades de Macaé é o motivo das operações realizadas pela Polícia Militar nestas regiões. Além, é claro, de repressão ao tráfico e à caçada aos líderes do sistema, as guarnições fazem valer a lei instituída pelo governador Wilson Witzel (PSC). Mas os membros do crime organizado estão revidando, através de festas realizadas após a saída das viaturas. Até fogos são utilizados para celebrar a impunidade.

Infesta

A infestação de mosquitos é um problema crônico nos bairros que margeiam o Canal Macaé-Campos. No Parque Aeroporto, além dos repelentes, as raquetes elétricas entram em operação no fim da tarde. Para amenizar o problema, as pessoas se trancam em casa mais cedo, o que eleva o consumo de energia. A prefeitura precisa intensificar as ações de limpeza do canal, como também a capina de matos em espaços públicos.

Taxa

O Estado orienta aos motoristas que efetivem o pagamento da taxa de licenciamento, mesmo que o imposto em questão esteja sendo questionado pela Justiça. Com o início das atividades da Alerj, amanhã (1), o governo vai encaminhar projeto de lei que estabelecerá a nova regra relativa à frota de veículos que circulam por todas as 92 cidades fluminenses. Já o calendário de cobrança do IPVA está mantido, com vencimentos previstos para a próxima semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here