Psicóloga explica sobre como lidar com a ansiedade durante o isolamento social

0
1658

A ansiedade diante da pandemia do coronavírus

Visando diminuir a intensa preocupação da população macaense diante da pandemia do coronavírus, a psicóloga Tainara Gomes, explica os malefícios da ansiedade e dá dicas sobre como lidar com esse problema que pertence à rotina de muitas pessoas.

Segundo a psicóloga, esse momento em que estamos vivendo está afetando a saúde mental das pessoas. Em decorrência disso, a insegurança e o medo são constantes, podendo gerar e/ou aumentar a ansiedade. O isolamento social fez com que as pessoas diminuíssem o ritmo de suas vidas e, quem estava acostumado com a rotina agitada, agora se vê “freado” e com maior tempo de ócio.

“Conectar-se às pessoas que estão ao seu redor; repensar os hábitos; se organizar e tirar um tempo para si mesmo, são formas de lidar com o isolamento social”, ressalta.

De acordo com Tainara, ansiedade é uma emoção natural, ou seja, todo ser humano é capaz de sentir. Ela se difere em dois graus de intensidade, saudável ou patológico, onde se dá o transtorno ansioso. Sintomas físicos da ansiedade são: sudorese, palpitação, alteração do sono, dores de cabeça, tensão muscular, alterações gastrointestinais. Em terapias, a pessoa aprende a manejar a ansiedade e reduzir seus sintomas.

“Evite o excesso de informação e tenha cuidado para não cair nas “fake news”. Foque apenas em um momento do dia para acompanhar as notícias”, pontua a psicóloga.

Formada pela Faculdade Católica Salesiana, além de psicóloga, Tainara Gomes é especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Para esclarecimentos de dúvidas acerca da ansiedade e outros temas mediante à pandemia do coronavírus, basta entrar em contato pelos telefones (22) 998815803 e (22) 999660910 ou pelo Instagram https://instagram.com/tainaragomespsi?igshid=1uiqa4c93zhb2.

As principais dicas da psicóloga durante esta fase são:

Estabeleça uma rotina, criando um cronograma para os seus dias, com horários e metas. A organização é fundamental nesse momento, já que muitos estão trabalhando de suas casas.

Movimente o corpo. Fazer exercício físico é muito importante para a diminuição da ansiedade. A atividade física ajuda na melhora da qualidade de vida e no bem-estar. Faça algo que seja prazeroso e que dê para fazer em casa, como dança, yoga, musculação, atividades cardiorespiratórias, alongamentos, entre outras.

Faça terapia online, que é uma medida de proteção ao contágio por coronavírus. Esta modalidade de atendimento se mostra como uma boa opção e se faz necessária diante dos altos níveis de ansiedade e incertezas que estão sendo experimentados pelos indivíduos.

Utilize recursos da internet para se aproximar das pessoas, já que é uma importante aliada na diminuição do sentimento de abandono e rejeição. Aproveite para fortalecer os vínculos com familiares e amigos. Alguns aplicativos e sites dão a opção de chamadas de vídeo, outra boa opção para essa aproximação virtual.

Tendo mais tempo ultimamente, separe um momento para fazer atividades que gosta, como cozinhar, assistir aquela série ou filme, desenhar, ler, escrever, pintar, entre outras atividades.

Atualize-se. Com a pandemia, muitos sites e empresas disponibilizaram cursos e palestras gratuitos em plataformas online. É uma excelente oportunidade para aprimorar conhecimentos e atualizar o currículo.