A companhia Oil Group realizou a assinatura de um acordo com o Porto do Açu para a construção de uma refinaria de pequeno porte

Petroleira americana pretende instalar uma refinaria no Porto do Açu, em São João da Barra, no RJ, além de outras três unidades no Brasil

 

A companhia Oil Group realizou a assinatura de um acordo com o Porto do Açu, localizado em São João da Barra-RJ, para a construção de uma refinaria de pequeno porte. Com investimentos em torno de US$ 300 milhões, as operações devem começar em 2024 e a unidade prevê produção de gasolina, óleo diesel e óleo combustível.

A capacidade inicial de produção da refinaria é de 20 mil barris por dia de derivados claros. No entanto, o grupo tem planos de implantar refinarias modulares e considera expandir sua capacidade até 50 mil barris/dia, no projeto do Porto do Açu.

A Oil Group atua no país desde 2011, com foco na exploração de petróleo em águas profundas e pretende ampliar seu portfólio no país. O empreendimento no Porto do Açu é parte de um projeto da companhia que prevê, no total, quatro refinarias em território nacional.

A empresa já havia anunciado R$ 1 bilhão em investimentos no Espírito Santo para criar uma refinaria modular junto ao Porto Central, em Presidente Kennedy, no Sul do Estado.

O Porto do Açu fica estrategicamente posicionado na costa próxima a Bacia de Campos no Norte Fluminense. Desde a criação do terminal portuário já se tinha ideia do seu potencial para atender amplamente a indústria de petróleo da região.

“Estar próximo a área portuária é importante para receber petróleo e escoar a produção de maneira apropriada (…) Nosso nicho de mercado ali é muito importante. Como resposta a risco, é muito importante estar em área portuária”, infomou Luiz Otávio Massa, o diretor de Downstream da Oil Group, ao jornal O Valor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here