Créditos: Freepik

O que é necessário para comprar o seu imóvel? Confira um passo a passo completo com dicas que podem ajudar você a conquistar o sonho da casa própria.

Se a compra de imóveis em Macaé é um desejo quase que unânime entre os brasileiros, grande parte deles não tem a menor ideia de onde deve começar para conseguir adquirir o bem. O ponto é que, além de querer comprar é preciso poder, e isso pode não ser tão fácil se você não estiver preparado – financeira e psicologicamente -. Mas a melhor notícia deste artigo refere-se as taxas de juros imobiliários – que são as menores da história do país – e podem ser decisivas para quem está de olho em casas à venda. Se você não sabe o que é preciso para a compra de imóveis, veio ao lugar certo. Nesta publicação, você irá acompanhar uma série de dicas que podem fazer a diferença na hora de comprar o seu apartamento ou a sua casa. Confira.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO: O primeiro passo para quem está querendo investir em apartamentos ou casas à venda, certamente, é o planejamento financeiro. Antes de tudo, é necessário fazer um balanço de gastos – mensais e anuais – para entender as próprias despesas, analisando os seguintes pontos:

  • Salário;
  • Gastos;
  • Economia.

Dito isso, é preciso entender que o salário não deve ser totalmente comprometido com os gastos mensais e que, para comprar imóveis, será imprescindível fazer alguns cortes no orçamento. A partir daí, as coisas se tornam mais fáceis, teoricamente. O próximo passo é criar uma poupança no seu banco e reter uma quantia mensal do seu dinheiro para que seja possível, a médio prazo, ter dinheiro suficiente, pelo menos, para a parcela de entrada – que em alguns casos também pode ser fracionada, de acordo com o a construtora ou empresa que está oferecendo o imóvel em questão.

VALOR MÍNIMO DE ENTRADA: Quem está em busca de apartamentos ou casas à venda, precisa ter em mente que para a compra de imóveis será necessário pagar uma parcela de entrada de, no mínimo, 30% do seu valor total, ou seja, se a casa que você está interessado custa R$ 100 mil, o valor mínimo de entrada deverá ser de R$ 30 mil. Este ponto deve ser avaliado juntamente com o débito restante em aberto, que será parcelado, para que seja possível, de acordo com os juros, calcular quanto tempo irá levar para quitar as parcelas do banco para quitar o preço do seu financiamento.

VAMOS AO FINANCIAMENTO BANCÁRIO: Como já dissemos no início deste artigo, o momento que estamos passando, apesar das dificuldades enfrentadas pela pandemia, é propício para a compra de apartamentos em Macaé, visto que as taxas de juros referentes à financiamentos imobiliários são as menores da história. Dito isso, é importante você saber que para realizar um financiamento bancário para adquirir apartamentos ou casas à venda, você terá de apresentar uma série de documentos e comprovantes como:

  • Documentos de identidade e CPF;
  • Comprovante de estado civil;
  • Comprovante de endereço;
  • Declaração de IR;
  • Extrato do FGTS;
  • Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de renda.

Antes de entrar em um financiamento bancário para a compra de imóveis, é preciso avaliar muito bem não apenas os juros oferecidos pelo banco, mas o prazo em relação às parcelas. É importante que você tenha em mente que comprometer mais do que 30% do valor da sua renda mensal, seja ela composta ou única, é altamente perigoso pois além de colocar suas contas mensais em risco também pode acarretar em problemas como o não cumprimento dos débitos com as parcelas que se atrasarem por mais de 3 meses consecutivos podem ocasionar a tomada do imóvel pela instituição financeira, portanto muito cuidado.

AVALIANDO A OFERTA: Além de todo o processo de escolher o imóvel certo para você, também é necessário avaliar a documentação das casas à venda em Macaé que são de seu interesse. O mais fácil aqui é contar com a ajuda de um corretor de sua confiança para que o mesmo consiga levantar todo o histórico do imóvel e verificar suas possíveis pendências afim de evitar problemas. No caso da compra de imóveis na planta, também vale pesquisar um pouco mais sobre a empresa – construtora, na maioria das vezes – que está oferecendo a casa ou o apartamento, para saber se a mesma não possui nenhuma irregularidade, e se realmente é com companhia idônea.

CHAVES NA MÃO: Após concluir todas as etapas acima, chegou a hora de se mudar. A compra de imóveis pode ser um tanto quanto complicada em suas questões burocráticas, mas certamente vale à pena. E se você quer saber mais sobre como comprar o seu imóvel, siga nossos perfis nas redes sociais e não perca nenhuma das nossas novidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here