As nutricionistas idealizadoras Juliana Dofini, Thamíris Araújo, Lorrene Pimentel e Renata Amorim - Divulgação

“Guia de Preparações Dietéticas: O Uso de Finger Foods no Tratamento Nutricional na Doença de Alzheimer” é o nome do exemplar que reforça a importância do cuidado no Mês Mundial da Doença de Alzheimer

Visando esclarecer dúvidas acerca do aspecto nutricional e auxiliar na rotina dos indivíduos que lidam com os que sofrem da doença de Alzheimer, nutricionistas lançam o livro “Guia de Preparações Dietéticas: O Uso de Finger Foods no Tratamento Nutricional na Doença de Alzheimer”, reforçando a importância do cuidado no Mês Mundial da Doença de Alzheimer.

Segundo a idealizadora e docente do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé, Renata Amorim, o exemplar pontua os conceitos importantes sobre a doença, os desafios ligados à alimentação e nutrição desses pacientes e disponibiliza receitas práticas para o dia a dia no cuidado dos mesmos.

Além da Renata, o exemplar contou com o apoio e a colaboração das nutricionistas Juliana Dofini, Lorrene Pimentel e Thamíris Araújo. “O intuito é trazer informações claras e objetivas sobre a doença de Alzheimer, dando destaque às alterações no comportamento alimentar dos pacientes. Como é comum eles apresentarem tanto o aumento do apetite como recusa alimentar, o guia traz preparações de baixa caloria e de elevado valor energético. Esperamos que o livro se torne um documento de fácil acesso e como forma de apoio aos cuidadores dos pacientes com a Doença de Alzheimer, bem como aos profissionais da saúde envolvidos com a assistência destes idosos. A ideia é facilitar a prescrição alimentar, a preparação das refeições e otimizar o consumo alimentar dos pacientes”, pontuam as nutricionistas. E completam: “Queremos influenciar de forma positiva nesse momento de muitas mudanças e adaptações, considerando a progressão da doença, reforçar a importância da alimentação em seus diversos contextos e do profissional nutricionista nesse processo”.

Neste sentido, além de fornecer informações aos familiares e cuidadores dos pacientes com doença de Alzheimer, oferecendo a esses o apoio nutricional, o livro salienta ainda a importância do profissional nutricionista como pertencente à equipe multiprofissional, na organização do cotidiano alimentar, de forma a auxiliar nas escolhas e adaptações que se fizerem necessárias conforme a progressão da doença.

Para acessar o exemplar na íntegra, basta acessar o link através do endereço https://www.dropbox.com/s/n1frdlkn5x0jcn6/Gua%20de%20Preparações%20Dietéticas.pdf?dl=0.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here