Ambientado em um cenário marinho, a história da obra infantil 'Um Novo Par' narra a saga de um par de botas e um pescador,

O livro ‘Um Novo Par’ foi lançado oficialmente no sábado, dia 29, no Rio de Janeiro, abordando os desafios da adaptação na infância e alerta sobre descartes humanos nos oceanos

Esbanjando sorrisos e contentamentos, a jornalista e contadora de histórias, Mariana Müller, residente em Macaé, embarcou nesta terça-feira (10) rumo a Europa. E o motivo tão especial é que a professora vai lançar o seu primeiro livro intitulado ‘Um Novo Par’, em Lisboa (Portugal), no próximo sábado (14). Logo em seguida, ela estará participando da programação da Feira do Livro no Porto, marcada para o dia 20 de setembro, às 17h.

Segundo Mariana, os lançamentos em Portugal acontecem, respectivamente, na Chiado Clube Literário (Rua de Cascais 57, Alcântara), no sabado (14). Já no dia 15, às 16h, em Cabanas de Torres, Alenquer. E no próximo fim de semana, dia 20 de setembro, ela participa da Feira do Livro do Porto, às 17h, no Jardim do Palácio dos Cristais, no pavilhão 72. Encerrando a temporada em terras lusitanas, a autora estará no dia 21 de setembro na livraria da Fnac Gaia, no Porto, no Gaiashopping, ás 16h.

Recentemente, Mariana Müller fez o lançamento oficial da obra na Livraria da Travessa de Ipanema, no Rio de Janeiro. Entretanto, a publicação foi lançada no Quintal da Véia, em Santos, São Paulo; e em Macaé e na FLIP – Paraty.

O livro ‘Um Novo Par’ promove conscientização sobre o meio ambiente, abordando os desafios da adaptação na infância e alerta sobre descartes humanos nos oceanos.

Detalhes da obra

Ambientado em um cenário marinho, a história da obra infantil ‘Um Novo Par’ narra a saga de um par de botas e um pescador, que nas adversidades de uma brusca mudança, encontram um novo destino, com amizades diferentes que ajudam a compreender o sentido de uma adaptação. Palavra importante na evolução humana e recorrente na infância. A obra, com capa dura e 35 páginas, lançada pela editora Flamingo Edições, um braço da editora Chiado Books, também aborda o questionamento do descarte dos plásticos nos oceanos.

O livro tem prefácio do jornalista e escritor Mauro Ventura e é ilustrado por Marcelo Padron, cartunista do jornal ‘A Tribuna de Santos’. Com cores fortes e brasilidade nos personagens, o ilustrador reforça o traço na figura marcante do pescador José. E ainda, com cores vivas, Padron retrata a riqueza do ambiente marinho.

‘Um novo par’ é parte de um sonho da autora e contadora de histórias, Mariana Müller, que foi possível acontecer com ajuda do financiamento coletivo de mais de centenas de pessoas. E, em dezembro de 2018, contou ainda com a aposta da editora Chiado Books Brasil para o lançamento e distribuição.

Sem tom moralizante, a obra ressalta a intervenção não consciente dos homens na vida marinha, apresentando a forma como descartamos nas praias o que vai parar no fundo dos mares, quase sem querer.

“A presença do lixo plástico nos oceanos é algo recorrente e sem medidas. De modo que precisamos alertar as crianças para que elas possam rever hábitos de consumo e formas de descartes desde pequenas. Esse livro é uma tentativa de tocar nesses assuntos com as crianças, sem lição de moral. Por isso, todos os personagens sentem muito a cada mudança. Eu acredito que a verdadeira mudança ocorre quando a obra nos toca sentimentalmente”, explica a autora.

‘Um Novo Par’

De um lado, uma botinha que vivia feliz sendo o pisante do pescador José, com quem adorava navegar e cantarolar. De outro, uma botinha que não gostava do balanço do mar e parecia triste com aquele destino. Mas a vida dessas botinhas e do pescador estava prestes a mudar…assim como a maré, ora, vem, ora, vai. E numa viagem afetiva com a saga de cada personagem, a história aborda conceitos importantes como o sentido da palavra adaptação e conscientização do ambiente marinho livre dos plásticos e o a respeito da vida.

A obra pode ser comprada no site https://www.flamingoedicoes.com/Nas Livrarias Travessas; Em Macaé, na livraria Nobel e no restaurante Brasa & Vino.

Mariana Müller

Mariana Müller Samôr começou a escrever poesia aos 15 anos. Hoje, aos 37, também escreve prosa e conta histórias para crianças nas escolas em Macaé, no estado do Rio de Janeiro. E ainda, em eventos nacionais e internacionais. Iniciou seu trabalho na Livraria Sabor Literário, no Leblon, no Rio de Janeiro. Atualmente, trabalha com sua oficina de historinhas em Macaé, na Escola Alfa, na Casa Ipê e no Colégio Ativo. E, eventos culturais pelo SESC.

Formada em Comunicação Social na Universidade de Brasília, passou pelas redações de alguns dos principais jornais cariocas, como O Globo, Extra e O Dia. É fundadora do grupo ‘Mães da Pracinha do Brasil’ – que reúne mais de mil mães e pais participantes. Criou a empresa ‘Mari de Faz de Conta’ (@marifazdeconta) (#marifazdeconta).

Como contadora de histórias, no Rio de Janeiro, participou de inúmeros eventos; e atuou no espetáculo musical ‘Primavera das Mulheres’, nos teatros Solar de Botafogo e Sala Baden Powell. Na Alemanha, realizou evento para o coletivo ‘Brasileirinhos em Köln’.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here