As obras foram visitadas essa semana pelo prefeito Dr Aluizio e o secretário de Educação, Guto Garcia. Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação de Macaé entrou o ano de 2020 oferecendo à população mais três novas escolas. Uma de Educação Infantil e uma de Ensino Fundamental que estão sendo construídas no Bairro Lagomar e outra no bairro da Ajuda. A Escola do Lagomar irá atender mil alunos do Ensino Fundamental 2, sendo 500 no turno da manhã e 500 no turno da tarde. Já a de Educação Infantil do Lagomar irá atender 250 alunos em horário integral. Contabilizando com os 400 alunos já atendidos na Escola de Educação Infantil Norma Shirley, no Lagomar, as três escolas irão atender 1650 alunos do bairro e adjacências. Ao lado dessas escolas haverá quadra esportiva, campo de futebol e parque: Um complexo acadêmico, cultural e esportivo. Essas novas escolas irão mudar a vida da população do Lagomar como um verdadeiro Centro de Excelência em Educação pública. O Lagomar ganhará duas escolas e um centro esportivo, formando um quarteirão com três escolas. A previsão é que o governo inaugure em maio. As obras foram visitadas essa semana pelo prefeito Dr Aluizio e o secretário de Educação, Guto Garcia.

Além dessas escolas tem a terceira que será construída em parceria com o Estado, também no Lagomar, de Ensino Fundamental (segundo segmento) e Ensino Médio, contando com mais 20 salas de aula; três de artes e laboratórios, com base na Lei nº 4.670/2019 que estabelece o Termo de Cooperação entre o município e o Estado. “Os números mostram que há necessidade da construção dessas escolas, já que 5500 novas pré-matriculas foram realizadas este ano”, disse o secretário de Educação, Guto Garcia. Pela lei, publicada no dia 27 de dezembro último, o município está autorizado a compartilhar o espaço do Colégio Estadual Carlos Walter Marinho, no Lagomar, conforme o TC. A lei foi deliberada pela Câmara Municipal de Macaé (CMM) e sancionada pelo prefeito, Dr. Aluízio.

No Lagomar, a nova escola de Educação Infantil terá, ainda, salas multifuncional, de informática e de leitura, e a de Ensino Fundamental terá cinco laboratórios para as aulas práticas nas diversas disciplinas. Outra obra em ritmo acelerado com 1.118 metros quadrados, fica na Ajuda, Estrada do Caminho, lote 221, próximo à Escola Municipal Elza Ibrahim. A escola será dotada de espaços específicos da creche I, creche II, creche III e pré-escola. As salas contarão com áreas de repouso e recreação, banheiros adaptados para as crianças do maternal I e II ( dois e três anos) . Também vão funcionar laboratório de informática, salas de recursos multifuncional, sala de leitura, almoxarife, solário,sala para professores, secretaria, sala da diretoria, sala de recursos, além de pátio coberto, anfiteatro e estacionamento. As salas para alunos da creche I, contarão com trocador, fraldário e espaço específico para alimentação. Já os estudantes da II serão atendidos em espaços com tatames, banheiros específicos e trocador. Para a garotada da creche III, haverá mesas especiais e tatames.

“Nosso compromisso é com os alunos, por isto, a Educação prioriza a ampliação do atendimento, principalmente, para que os alunos estudem no local em que moram ou próximo. A rede pública municipal de Ensino de Macaé é referência na região em termos de estrutura, ensino e na valorização de pessoal, com professores capacitados e recebendo salários acima da média. Trabalhamos por nossos alunos para que o futuro deles seja o melhor por meio da Educação de qualidade que oferecemos”, disse o secretário Guto Garcia.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here