Em casos de entupimentos, extravasamentos ou retornos de esgoto, a BRK possui um Call Center que atende pelo 0800 771 0001

Medidas como descarte correto de resíduos ajudam a evitar problemas na rede

Todos reconhecem a importância do saneamento básico para evitar impactos ambientais, como o lançamento in natura de esgoto diretamente nos recursos hídricos e, consequentemente, contaminações que podem causar problemas à saúde. Daí a relevância do trabalho realizado pela BRK Ambiental na coleta e tratamento do esgoto em Macaé e Rio das Ostras. Porém, a contribuição para a saúde e bem-estar coletivos e para a preservação do meio ambiente vai além da atuação da concessionária e do poder público. Ela inclui também a população.

No caso em que a rede pública de esgoto já foi instalada, o primeiro passo é o morador se conectar para que o seu esgoto doméstico tenha a correta destinação e tratamento. Outra regra, essa fundamental para todos, são os cuidados necessários com os resíduos (restos de comida, cabelo, papel higiênico, absorvente íntimo, fraldas, pontas de cigarro, preservativos, lâminas de barbear, fio dental, além de óleo de cozinha ou lixo de qualquer espécie) para evitar problemas com a rede de esgoto.

Pequenas medidas, como o descarte adequado dos resíduos e limpeza da caixa de gordura são eficazes contra os entupimentos e os vazamentos de esgoto em via pública. E desta forma, com um esforço coletivo que envolve empresa, poder público e população, mais que uma obrigação legal, todos estarão demonstrando o compromisso com a preservação ambiental, a saúde e a qualidade de vida.

Conscientização é o caminho

Mesmo mantendo uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes, muitas vezes o trabalho realizado pela BRK Ambiental esbarra no uso incorreto da rede coletora de esgoto. Prova disso, é o aumento dos atendimentos a ocorrências, que somaram, no total, 11.850 em 2018, quase 2.500 a mais que o registrado ao longo de 2017, com 9.352 registros. E nesses trabalhos de limpeza das redes e das ligações de esgoto, os materiais mais encontrados são resíduos sólidos.

Para evitar que os problemas aconteçam, a melhor medida é prestar atenção no que é descartado pelas instalações sanitárias das casas. Boas dicas para isso são as seguintes: o óleo de frituras deve ser armazenado em garrafas plásticas e destinado a pontos de coleta ou empresas que o adotam como matéria-prima; as caixas de gordura devem sempre ser mantidas limpas; filtros nos ralos evitam que restos de alimentos e cabelo se acumulem na tubulação; nenhum resíduo, como papel higiênico, absorventes, pontas de cigarro, preservativos ou fio dental devem ser descartados pelo vaso sanitário; manter separadas as redes de esgoto e de água pluvial (água de chuva).

Vale lembrar que para os casos de entupimentos, extravasamentos ou retornos de esgoto, a BRK possui um Call Center que atende pelo 0800 771 0001.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here