Pré Vestibular Social, Escola Municipal Maria Izabel. Foto Divulgação/ Ana Chaffin/Prefeitura de Macaé

A Secretaria Municipal de Educação divulgou, nesta segunda-feira (17), a lista da primeira reclassificação dos candidatos inscritos para o Pré-Vestibular Social da Prefeitura de Macaé. Os interessados devem comparecer à sede Pré-Vest, na Cidade Universitária (Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros), para fazer a matrícula que começa nesta terça (18) e vai até sexta (21).

O horário da matrícula é de acordo com o turno escolhido pelo candidato. Quem optou pelo turno da manhã, deve se matricular das 8h ao meio-dia; à tarde, das 13h às 17h; e à noite, das 18h às 21h.

Foram oferecidas 380 vagas para o curso que é gratuito e cujas aulas acontecem na Cidade Universitária. Como as vagas não foram preenchidas dentro do prazo até o último dia 12, foi divulgada a primeira reclassificação, conforme a chamada pública do processo seletivo. O coordenador do Pré-Vestibular, professor Reginaldo Moraes, lembra que quem não comparecer no prazo para a matrícula será desclassificado e convocado o próximo da lista de espera.

Para a matrícula, é necessário apresentar comprovante de escolaridade, identidade e CPF (original e cópia), e do responsável, se o candidato for menor, além de duas fotos 3×4, declaração de trabalho para os alunos que escolheram estudar à noite, e comprovação de algum programa social, caso seja inscrito, bem como comprovante de residência.

Além dos que não comparecerem, também serão eliminados os classificados que não comprovarem a escolaridade mínima exigida, não apresentarem declaração de trabalho (no caso noturno) e não comprovarem a veracidade das informações fornecidas. Após cinco dias do encerramento da matrícula, caso não haja preenchimento total das vagas, será realizada uma nova chamada referente ao cadastro reserva. As reclassificações serão efetuadas a partir das desistências, de acordo com número de vagas existentes.

Critérios

Os critérios para ingressar no curso são os seguintes: alunos oriundos de escola pública ou bolsistas, alunos participantes de programas sociais, que residem em Macaé e aqueles que já frequentaram por um ano o Pré-Vestibular e não evadiram. Em caso de empate, a preferência será do candidato com mais idade.

O coordenador explicou que os estudantes iniciam o curso passando pela chamada “prova diagnóstica”, que será realizada no dia 19 deste mês, e serve para avaliar o nível de conhecimento deles em relação à Língua Portuguesa e Matemática. A prova é realizada no mesmo dia nos três turnos.

O Pré-Vestibular prepara os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a equipe tem conseguido resultados excelentes com índice de até 80% de aprovação para universidades públicas e privadas.