Alunos recebem prêmio ‘Colorindo o Futuro’

296
A solenidade foi marcada pelas presenças de gestores das escolas e representantes da Secretaria de Educação

Entrega da premiação de educação ambiental destaca importância do cuidado com o ecossistema

Dezesseis alunos do Ensino Fundamental de 14 escolas municipais ganharam o prêmio do concurso “Colorindo o Futuro”, promovido pela BRK Ambiental, com o tema “Saneamento é”. A entrega da premiação de educação ambiental foi realizada semana passada, no Hotel Ramada. A BRK Ambiental é a organizadora do concurso e responsável pelos serviços de esgoto em Macaé. Fizeram parte do concurso 944 crianças e adolescentes que inscreveram redações e produziram desenhos. O objetivo é estimular a criatividade dos participantes e a reflexão a respeito do impacto que o saneamento promove na qualidade de vida da população e na conservação do meio ambiente com destaque para formação de multiplicadores de consciência ambiental.

Os alunos enfocaram questões como drenagem de água pluvial, manejo de resíduos sólidos e esgoto. A BRK Ambiental selecionou os alunos que apresentaram os trabalhos mais originais, criativos e adequados ao tema e regras do concurso. Os vencedores ganharam um tablet e certificado de participação e terão seus desenhos publicados no calendário 2019 da BRK Ambiental.

Nos dias 8 e 11 deste mês, os 13 desenhos selecionados e as três redações foram postadas na rede social da empresa. O desenho que recebeu o maior número de curtidas – 933 – foi o do aluno Paulo André Fernandes da Silva, do Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro (Nova Holanda). Ele ganhou uma bicicleta. “Estou muito feliz. Não esperava tanto sucesso. Pensei no que desejo para o futuro, e desenhei”, conta.

A mãe Dayse Fernandes Nunes admitiu que a premiação foi sinônimo de esforço e comprometimento com os estudos. “Meu filho ficou dois meses com o braço quebrado. Ele gosta de estudar e desenhar. Paulo superou as expectativas”, ressalta, acompanhada da diretora adjunta da escola, Priscila Rangel.

De 120 autores de redação, três foram escolhidos. Entre os selecionados está Ana Júlia Siqueira, aluna do Colégio Municipal Engenho da Praia. “Quando escrevi, pensei no esgoto, nos impactos em relação ao lixo e nas águas pluviais”, frisa.

Para Elizabeth Brandão, diretora do Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo, este concurso contribuiu para o processo de ensino. “Alunos e professores se envolveram no tema do meio ambiente e seus impactos. Isso é muito positivo”, explica.

A solenidade foi marcada pelas presenças de gestores das escolas e representantes da Secretaria de Educação. Entre eles estavam a Superintendente de Educação Integrada, Janaína Pinheiro, a coordenadora de Educação Ambiental, Rosemere Novaes, a representante da secretaria de Saneamento, Neiva da Silva, além de gestores da BRK, Ingrid Rangel, Fausto Assis e Jucélio Bissoli

Alunos das escolas municipais recebem prêmio de educação ambiental. Eles tiveram que fazer redações e desenhos sobre o meio ambiente. Prêmio será oferecido pela BRK Ambiental

“Parcerias como estas são importantes. Acreditamos no potencial dos estudantes. Projetos como estes reforçam o resgate de emoções. Esperamos mais eventos como estes, que tenhamos mais redações e desenhos, pois acreditamos na conscientização através do lúdico”, salienta a Superintendente de Educação Integrada, Janaína Pinheiro.

Para o diretor da BRK, Sérgio Trentini, este concurso atende à expectativa de levar a conscientização sobre o saneamento. “Em quatro anos tivemos uma média de 2,7 mil participantes”, pontua.

Os alunos do 1º ao 8º anos são representantes das seguintes unidades escolares: Lions, Wolfango Ferreira, Ciep Professora Darcy Ribeiro, Coquinho, Professora Eda Moreira Daflon, Jacyra Tavares Duval, Ciep Oscar Cordeiro, Paulo Freire e Amil Tanos. Na lista também estão os alunos do Renato Martins, Zelita Rocha de Azevedo, Engenho da Praia, Onilda Maria da Costa e Maria Isabel Damasceno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here