Reunião discutiu programas que estimulam a agricultura e a pecuária regional - Foto Divulgação

A execução de serviços de apoio aos produtores de Macaé foram traçadas durante reunião

Medidas que irão melhorar as condições de escoamento da produção rural, além de permitir o acesso dos pequenos produtores a políticas de compra e consumo financiadas por verbas do governo, foram definidas entre o deputado estadual Welberth Rezende (PPS) e o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Eduardo Lopes.

A execução de serviços de apoio aos produtores de Macaé, assim como o acesso a programas que estimulam a agricultura e a pecuária regional, também foram traçadas durante a reunião realizada na última quarta-feira (4), que contou com a presença do secretário de Agroeconomia de Macaé, George Jardim.

No encontro, Welberth destacou a necessidade da secretaria garantir suporte aos produtores rurais locais, que possam garantir o melhor escoamento da produção, a manutenção de pastos e plantios, a modernização de sistemas e o acesso a política de compras do Estado para abastecer unidades da Educação, Saúde e do Sistema Penitenciário. “Esse é o primeiro momento de uma agenda contínua, entre o nosso mandato e a secretaria de Agricultura do Estado, para facilitar o acesso dos produtores rurais a todos os projetos e serviços que possam beneficiar a produção, escoamento e venda de grãos, carnes e derivados de frutos da nossa terra”, defendeu Welberth.

Uma das prioridades levantadas na reunião é a disponibilidade da “patrulha mecânica” da Emater, para atender a demanda dos produtores rurais de acesso as propriedades e de cuidado nas áreas de produção. “Estamos reformulando esse sistema de contratação das máquinas, com objetivo de dinamizar a operação, e otimizar custos. Faremos este trabalho em conjunto com a Emater”, apontou Eduardo Lopes.

No encontro, foi destacada também a adoção de medidas que possam facilitar o acesso dos pequenos produtores ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), através da política de compras definida pelo Estado para abastecer as escolas da rede pública. “Cerca de R$ 300 milhões serão aplicados pela secretaria de Educação na aquisição de produtos para a merenda escolar. Vamos criar uma coordenação específica para garantir que essa compra seja realizada junto aos pequenos produtores rurais do nosso Estado, abastecendo as nossas escolas”, disse o secretário.

Uma nova agenda será definida entre Welberth Rezende e Eduardo Lopes junto a nova equipe do Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) do Rio de Janeiro.