Fiscais da Covisa verificam itens de qualidade do produto

Com a proximidade da Semana Santa, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) intensificou, nesta terça-feira (16), a fiscalização de pescados no Mercado Municipal de Peixes, em Macaé. A ação visa assegurar a qualidade dos frutos do mar já que, nesse período, o consumo aumenta.

De acordo com a fiscal da Covisa, Márcia Vaz, o trabalho de inspeção sanitária é contínuo, porém, nessa época, as ações são reforçadas. Ela acrescenta que a proposta é levar informações educativas, além de verificar alguns cuidados com a manipulação dos produtos. Armazenamento, higienização das bandejas e gelo utilizado para resfriar o pescado são alguns pontos. O consumidor deve observar, ainda, se o peixe apresenta olhos brilhantes, guelras avermelhadas e se a carne está firme.

“Já estivemos aqui na semana passada e hoje estamos verificando se os itens recomendados foram cumpridos. Além dos eventos de capacitação, essas ações contribuem para os comerciantes cumprirem as normas sanitárias com mais rigor”, frisou Márcia.

Para o técnico de equipamentos Jeberson Santos, 37 anos, a iniciativa é fundamental para a manutenção da qualidade do produto. “Estou sempre comprando aqui e, todas as vezes, os pescados estão com boa aparência e frescos”, afirmou.

Em casos de não adequação às leis, os comerciantes poderão ser autuados, além de terem os produtos apreendidos e inutilizados. Consumidores que observarem qualquer irregularidade no comércio de pescados podem denunciar e solicitar a fiscalização da Vigilância Sanitária de Macaé por meio dos telefones 2762-0935 e 2759-2926.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here