Tema desse ano será "O trabalho engrandece o homem, a segurança, a vida!"

Tema desse ano será “O trabalho engrandece o homem, a segurança, a vida!”

Durante três dias, de 4 a 6 de setembro, as questões da segurança no trabalho estarão sendo discutidas na XVII Sipat da Prefeitura de Macaé. Realizada anualmente, de acordo com a NR5 do Ministério do Trabalho, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes é voltada ao servidor público com orientações sobre prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. Esse ano a Sipat terá como tema “O trabalho engrandece o homem, a segurança, a vida!”.

A abertura será no dia 4 de setembro, às 8h30, no Paço Municipal da prefeitura, com apresentação do grupo Teatro Grutas. Em seguida, o engenheiro Pedro Henrique de Souza e o técnico de segurança do trabalho, Paulo Henrique de Souza, ambos da Alphatec, falarão sobre “Reconhecimento de risco de acidentes”. A programação segue até às 12h com outras palestras.

No dia 5, às 8h30, a programação de palestras acontece no Centro Integrado de Administração da Saúde (Cias), e inclui Noções Básicas de Combate a Incêndio, com o técnico de segurança da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Macaé, Stenio Vieira e Noções Básicas de Primeiros Socorros pela Defesa Civil Municipal.

No encerramento, no dia 6, a partir das 8h30, a Hipertensão será o tema da apresentação do Teatro Grutas e Cuidados com a Água para Consumo Humano será uma das palestras abordadas no Paço Municipal.

“A Sipat é voltada para o servidor e é um evento obrigatório a ser realizado anualmente, de acordo com a legislação NR5 do Ministério do Trabalho. Durante esses três dias, estaremos orientando os servidores sobre doenças ocupacionais, entre outros assuntos. Essas palestras ajudam a que as pessoas sejam multiplicadores das informações passadas”, explicou o presidente da Cipa da prefeitura, Marcelo Ribeiro de Oliveira.

Cipa – A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) tem como rotina a fiscalização dos ambientes de trabalho, além do levantamento junto às secretarias sobre o Equipamento de Proteção Individual (EPIs) dos servidores. Esse ano, a Cipa acompanhou a troca de extintores de incêndio e uma série de treinamentos de combate e prevenção a incêndios nas instalações das 106 unidades de ensino municipais. O objetivo é garantir a segurança de cerca de 40 mil alunos.

De acordo com o presidente da Cipa, Marcelo Ribeiro de Oliveira, a ideia é que gestores, professores e agentes patrimoniais possam agir nos momentos necessários e devidamente instruídos. “A proposta é ter pessoas capacitadas na hora de uma emergência”, frisou.

Veja a programação completa:

Dia 04 de setembro – Auditório do Paço Municipal

8h30 – Abertura e apresentação do grupo Teatro Grutas – Tema DSTs

9h – Reconhecimento de risco de acidentes – Eng. Pedro Henrique B. de Souza e o Téc. Seg. do Trabalho Paulo Henrique F. de Souza – ALPHATEC

9h – Saúde do trabalho e prevenção – Enf.ª Luciene Aguiar – PAIST da PMM

10h15 – Doenças do sistema respiratório – Enf.ª do Trabalho Amanda e Castro – WESTGROUP

11h – Educação Financeira e a segurança no trabalho e no lar – Eng.ª Dayanni Brito – Projeto “EU QUERO”

Dia 05 de setembro – Secretaria de Saúde (Cias)

8h30 – Tabagismo e hipertensão – Enf.ª Dilvani Santana – Escola Técnica José Rodrigues

9h – Teatro Grutas – Tabagismo

9h15 – Noções Básicas de combate a incêndio – Téc. de Seg. do Trabalho Stenio Vieira – CIPA PMM

10h – Noções Básicas de Primeiros Socorros – Defesa Civil de Macaé

Dia 06 de setembro – Auditório do Paço Municipal

8h30 – Calibração e aferição de instrumentos de pressão pesos e medidas – Téc. de instrumentação Dilson Fiuza – Sec. Adj. de Ciência e Tecnologia

9h15 – Teatro Grutas – Tema Hipertensão

9h30 – Cuidados com a água para consumo humano (Potabilidade da água) – Denilson Joaquim Neto – Coord. Saneamento e Vigilância Sanitária e Marina Barroso Goulart – Bióloga Sanitarista

10h – Percepção de Risco – Téc. de Seg. do Trabalho Joventino de Souza – CIPA PMM

11h – Encerramento da SIPAT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here