A Unimed é também responsável pela criação de mais de mil empregos diretos na região

A Unimed Costa do Sol completou nesta quarta-feira (8), 30 anos de serviços prestados na região da Costa do Sol. É com muito orgulho que a cooperativa, fundada em maio de 1989, por um grupo de 57 médicos cresceu e se tornou referência em saúde para os fluminenses. A Unimed é também responsável pela criação de mais de mil empregos diretos na região.

A primeira sede da cooperativa, quando ainda se chamava Unimed Macaé, era no bairro Imbetiba, em uma sala com aproximadamente 30 metros quadrados. Com a expansão da cooperativa, em 1996 a sede muda de endereço, para a Rua Francisco Portela esquina com a Rua Tenente Coronel Amado, onde hoje funciona o Pronto Atendimento Pediátrico do Hospital Unimed Costa do Sol. A cooperativa médica ganhou mais espaço em sua área de atuação, proporcionando médicos e serviços de saúde de qualidade para a cidade. Em 1994, foi inaugurado a sua primeira filial, uma Unidade de Atendimento na cidade vizinha, Rio das Ostras.

Em 2002, a cooperativa médica inicia a expansão dos recursos próprios, implantando em maio de 2002 a Farmácia Unimed. Em 15 de abril de 2005 foi inaugurado o Hospital Unimed Costa do Sol: “O Hospital oferece sem dúvidas mais conforto e segurança aos nossos beneficiários. E esse foi o incentivo para dar este passo e, sobretudo, de uma forma independente”, ressaltou o atual Diretor-Presidente, Dr. Tales Azevedo dos Santos.

Na época, o Hospital foi inaugurado com 72 leitos no total, sendo oito para a UTI adulto; quatro para a UTI Pediátrica; quatro para a UTI Neonatal; 13 para observação, além de 40 apartamentos. “Quando inauguramos o Hospital, estávamos com 36 mil clientes. Em 2006, passamos para 47 mil, um crescimento de quase 50% em um ano. Em pouco tempo o Hospital ficou pequeno, retiramos a parte administrativa para colocar mais leitos, ampliando e hoje temos mais de 100 leitos”, declarou.

Em agosto de 2005, mais um serviço próprio passou a ser oferecido aos beneficiários, o Laboratório de Análises Clínicas e o primeiro Posto de Coleta da Unimed em Macaé, localizado em frente ao Hospital, na Rua Tenente Coronel Amado. A expansão promoveu mudanças significativas no ano de 2007: a nova sede administrativa passa a ocupar um prédio de quatro andares, no centro. Junto à nova estrutura, a Unimed inaugura outro Posto de Coleta do Laboratório, nesse mesmo prédio.

Para se identificar com todos os municípios que a cooperativa abrange, a Unimed Macaé escolhe um novo nome. O atendimento à grande quantidade de beneficiários nas cidades de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Quissamã e Carapebus foi determinante para essa troca, e a escolha foi baseada no nome da própria região: Unimed Costa do Sol.

E a expansão continua, em 2008 o Posto de Coleta de Rio das Ostras começou a prestar atendimentos, o terceiro laboratório da Unimed Costa do Sol na região. Em 2009, a cooperativa inicia o serviço de SOS Remoção, 24h por dia, oferecendo segurança e qualidade no transporte de pacientes com cinco ambulâncias UTI totalmente equipadas com aparelhos de última geração e uma equipe com treinamentos constantes. Em 2012, com a demanda de Casimiro de Abreu, município pertencente à área de abrangência da Unimed Costa do Sol, a cooperativa inaugura uma filial na cidade.

Quatro anos depois, pensando na maior comodidade de seus beneficiários, o Posto de Coleta 03 e a Unidade de Atendimento de Rio das Ostras começaram a atender no mesmo endereço. No ano seguinte foi inaugurado o Centro de Especialidades com sete consultórios e profissionais de diversas especialidades, como nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos. Em 2017 a cooperativa inaugura o seu quarto Posto de Coleta no bairro Cavaleiros, em Macaé.

Para o Diretor-Presidente, a maior conquista da cooperativa será o Novo Hospital: “Com a inauguração, poderemos triplicar a capacidade de atendimento e aumentar a rede de beneficiários. A unidade de saúde vai consolidar a maior infraestrutura de saúde na região, pronta para atender a média e alta complexidade com excelência”, afirmou.

O maior hospital da região Norte Fluminense contará com seis pavimentos, 150 leitos de internação, sendo 38 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), dez salas de cirurgia, laboratório de análises, centro de diagnósticos, unidade de Hemodinâmica e o Pronto Atendimento. O projeto prevê ainda um espaço para restaurante, café, estacionamento para 360 veículos, além de uma área verde. A previsão é concluir o empreendimento no primeiro semestre de 2020.

O principal objetivo da cooperativa é oferecer aos beneficiários um atendimento de qualidade e humano: “Cuidamos do paciente como um todo, oferecemos conforto e acolhimento, essa é a essência da Unimed”, concluiu Dr. Tales Azevedo dos Santos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here