Unidade de Saúde do Carmo recebe certificação inédita em Quissamã

146
Prefeita Fátima Pacheco revelou que esta certificação eleva ainda mais a qualidade da saúde de Quissamã

Município foi o único das regiões Norte, Noroeste e Litorânea do Estado com trabalho reconhecido

A Unidade de Saúde da Família do Carmo recebeu a Certificação do Ministério da Saúde da Rede “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”. Quissamã foi o único município das regiões Norte, Noroeste e Litorânea do Estado do Rio de Janeiro com trabalho reconhecido e ficou em primeiro lugar após concorrer com nove projetos inscritos, dos quais cinco foram selecionados.

“Ficamos à frente de cidades como Rio de Janeiro, Niterói e Angra dos Reis. Essa certificação é uma grande conquista para o município e agradecemos o excelente trabalho que essa equipe tem feito. Com certeza é um bom exemplo e o fato de ter sido o único município certificado, em três regiões, eleva ainda mais a qualidade da Saúde de Quissamã”, ressaltou a prefeita Fátima Pacheco.

A secretária de Saúde, Simone Flores, destaca que a rede básica de Saúde do município tem avançado muito. “Nosso trabalho tem sido reconhecido dentro do Estado e estamos pleiteando vagas em congressos nacionais porque o trabalho de Quissamã está indo extramuros. Incentivamos que cada Unidade de Saúde da Família trabalhe e se certifique, como fez a equipe do Carmo. Foi uma certificação inédita que vem coroar as atividades da Estratégia da Saúde da Família no município”, enfatizou.

A enfermeira responsável pela USF do Carmo, Gláucia Lemgruber Schuabb, frisou que o reconhecimento é resultado de uma ação em equipe. “Toda a unidade se sente muito orgulhosa com essa certificação, que representa uma consolidação do trabalho que vem sendo realizado no apoio e incentivo à mulher, com foco no aleitamento exclusivo até os seis meses e na alimentação saudável para os menores de dois anos. Além disso, essa conquista é fruto do empenho de uma equipe multiprofissional, incluindo todos os profissionais da unidade, das nutricionistas da área técnica (ATAN), da coordenação da Estratégia de Saúde da Família, da secretaria de Saúde e outros parceiros”, completou.

Milena Viana, coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF), disse que a ideia é obter a certificação para outras unidades. “Buscando oferecer atendimento com essa qualidade, com relação à saúde da criança e da gestante, nosso objetivo agora é desenvolver essa mesma ação e solicitar essa certificação para outras unidades. Já estamos caminhando com as unidades do Centro e Caxias”, frisou.

A Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil foi lançada pelo Ministério da Saúde em 2012 e tem como objetivo “qualificar o trabalho dos profissionais da Atenção Básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde”.

De acordo com a enfermeira Gláucia, a solicitação da certificação para a USF do Carmo foi feita em 26 de setembro de 2018 após a unidade cumprir com os padrões pré estabelecidos tais como: desenvolver ações sistemáticas individuais ou coletivas para a promoção do aleitamento materno e a alimentação complementar; monitorar os índices de aleitamento materno e alimentação complementar; dispor de instrumentos de organização do cuidado a saúde da criança para detectar problemas relacionados aleitamento materno e a alimentação; cumprir a NBCAL e a lei 11.265/06 – e da não distribuição de “substitutos” do leite materno na UBS; contar com a participação de pelo menos de 85% dos profissionais da equipe nas oficinas desenvolvidas; e cumprir pelo menos uma ação de aleitamento materno e uma alimentação complementar pactuada no plano de ação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here