Fotos: Divulgação

O Dia do Trabalhador deve ir além das homenagens. O dia  01 de maio  chega com inspirações e um convite para as mulheres investirem em suas ideias. A Unamama homenageia esta data criando uma rede de Empreendedorismo de Mulheres em Macaé. Uma das primeiras beneficiadas é Juliana Gomes da Silva, 27 anos, mulher chefe de família, moradora do Morro de Santana. Ela ficou desempregada, sem renda nenhuma, mas quando fazia bolos em casa recebia muitos elogios. Foi quando resolveu comercializar e ampliar seu cardápio. Com o apoio recente da Unamama para os investimentos iniciais na compra dos insumos, ela começou com muita garra e determinação.  Juliana conta que se capacitou através do curso de panificação e confeitaria do Cetep em 2018. Atualmente ela faz doces em copos, bolos de festa e docinhos sob encomenda e entrega delivery.

“Resolvi assumir o que sempre foi a minha paixão: Cozinhar e fazer coisas gostosas. Estudei muito, aprendi várias técnicas, tanto na parte prática quanto na teórica, quando resolvi vender mesmo, fiquei uma semana fazendo tutorial, vendo vídeos na internet, me aprimorando para fazer sempre o melhor.  Espero ser espelho pra várias outras pessoas que em meio essa pandemia não conseguem trabalho, e tem filhos pra sustentar. Temos que incentivar o outro, não está fácil pra ninguém. Agora com o apoio da Unamama , um projeto onde eu sou a primeira mulher a participar e liderar o Empreendedorismo Feminino, só tenho motivos pra agradecer”, contou a nova confeiteira do mercado em Macaé.

Empreendedorismo significa “a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade”. Logo, para se tornar um empreendedor, é necessário criar um novo negócio, projeto ou até mesmo um movimento que cause mudanças no cotidiano de outras pessoas.

“A pandemia de covid-19 agravou de forma significativa a participação feminina no mercado de trabalho, aprofundando a questão de equidade de gênero. O mundo mudou, e com as mudanças vieram novos desafios. Um momento que pede coragem, trabalho e união. Mulheres de todo o Brasil mostram enorme capacidade de inovar e seguir adiante, mesmo que às vezes seja preciso dar um passo atrás. É por acreditar nessa força das mulheres nos negócios que a Unamama trabalha para impulsionar ainda mais o empreendedorismo feminino, orientando e inspirando as empreendedoras em Macaé”, destacou Marilena Garcia, uma das voluntárias e idealizadora da instituição.

Em 2018, a professora do curso de panificação e confeitaria do Cetep era Flaviah Picon, e hoje ela vê com orgulho o fruto da aluna. “Tem coisa melhor do que oferecer o alimento às pessoas? A comida alimenta a alma e o corpo. A energia que se entrega é surpreendente. Através dessa profissão, que também amo, podemos curar e dar vida a muitos desejos e sonhos, principalmente quando vem pelas mãos de  uma mulher. Fico emocionada e feliz em ver o quanto Juliana cresceu”.

No cenário atual, o empreendedor por necessidade decide investir no negócio próprio porque a situação o levou a isso, seja pela dificuldade de recolocação no mercado de trabalho devido a seu afastamento profissional por motivos diversos, ou desatualização mediante as novas exigências e avanços tecnológicos e inovadores do mercado atual. Eles encontram no empreendedorismo uma forma de obter renda para sua sobrevivência.
Já o empreendedor por oportunidade nasce porque detectou uma excelente oportunidade de mercado e tomou a decisão de empreender para suprir essa demanda. Apesar de não sofrer com a empregabilidade, ele opta por iniciar um novo negócio levando em conta as chances de crescimento identificadas, a oportunidade para aumentar sua renda e ainda o desejo de independência profissional.

As mulheres de Macaé que necessitarem de ajuda para empreender devem entrar em contato com a Unamama, que funciona no Centro Cultural Magdá Garcia, sala 202, Avenida Rui Barbosa, 435 (altos da loja Ponto Frio), às segundas, quartas  e sextas, das 10h às 16h. Contatos podem ser feitos pelo telefone zap (22) 999923283, e-mail unamamaunida@gmail.com  ou através das  redes sociais @Unamama_unida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here