Foto: Divulgação

Neste momento de tanta dificuldade causada pela pandemia do novo Coronavírus, a União Macaense no Combate do Câncer de Mama (Unamama) ergue a sua bandeira de luta em defesa das mulheres com diagnóstico de câncer de mama. Um conjunto de atividades já envolve as mulheres que procuram a instituição, com a proposta de reduzir o expressivo número de mortalidade por câncer de mama.

“Estamos na luta pela humanização da instituição”, declara a Presidente Marilena Garcia, que anuncia a inauguração do Espaço Holístico da Unamama, fruto do esforço de voluntários, que conseguiram arrecadar os recursos necessários através das ações realizadas. A inauguração está marcada para o próximo 9 de maio, dia das Mães.
Neste sentido, Marilena esclarece que funcionará numa sala no Centro Comercial Magdá Pereira Garcia, aberta para as pessoas que queiram oferecer serviços terapêuticos e de saúde para a população.

A idealizadora desse projeto explica que inúmeros voluntários já se apresentaram sensibilizados com a questão. Ela relata algumas ações já agendas, destacando-se as seguintes: doação de cestas básicas para as assistidas e mulheres chefe de família; trabalho de empreendedorismo feminino inclusive com o ensino de cursos e workshop profissionalizantes para dar início a capacitação de mulheres empreendedoras; doação de 38 mamografias e 20 ultrassonografias.

Marilena lembra que 17 mamografias conseguidas durante o Bazar no Lar de Maria já foram doadas para as mulheres da rede daquela Instituição

Por outro lado, a Presidente da Unamama reúne um grupo de voluntárias para fazer uma escala de plantão de acolhimento, de segunda a sexta no Espaço Holístico. As plantonistas têm ainda a atribuição de fazer o devido encaminhamento das mulheres para a rede pública de Saúde.

“É preciso que as pacientes venham criar um vínculo com a instituição que as acolheu, a Unamama. Não somos apenas um grupo assistencialista. Devemos criar laços e termos a nossa própria rede de amor e carinho ampliada”, frisou Marilena, acrescentando que o Espaço Holistico irá oferecer ainda atendimento life coaching, um atendimento fraterno; assistência de psicologia analítica Junguiana; aulas de meditação e Reiki; entre outras atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here