Caminhada reuniu professores e alunos da UFRJ, familiares e idosos da Guarda Sênior

Ato pacífico teve como intuito brigar por melhorias no Sistema Único de Saúde

Como uma forma de cobrar dos governantes maior investimento no setor da saúde, na manhã do último domingo (30), aconteceu um ato pacífico na Orla dos Cavaleiros com o tema: “Pelo SUS, pela saúde para todos: vamos juntos nesta caminhada!”. A ação foi promovida pelo Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (PIPS), criado por professores dos cursos de Nutrição e Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Macaé.

Segundo os organizadores, a manifestação foi realizada como forma de apoio ao direito à saúde pública de qualidade para todos. É importante ressaltar que trata-se de um movimento apartidário, contra o desmonte da rede pública e em defesa do SUS.

A ação começou logo pela manhã, às 9h, quando professores e alunos da UFRJ se reuniram com seus familiares e mais 110 idosos da Guarda Sênior de Macaé para esta caminhada. Por meio de cartazes e palavras de ordem, todos exaltavam “Não deixe o SUS morrer! Somos a favor da saúde para todos sempre!”. Ao final, o grupo se concentrou no Posto Dois da orla para um alongamento e grande abraço coletivo.

As professoras Ana Eliza Port Lourenço e Leila Brito Bergold, coordenadoras do PIPS, consideraram o evento um sucesso, em especial pela ampla participação dos idosos. “Em um momento político nacional com tanta rivalidade”, comentou a professora Ana Eliza. “Não importa o partido: é primordial prezarmos pela saúde coletiva, pelo fortalecimento do SUS e pela garantia da saúde para todos”, completou.

O PIPS foi criado em 2013 por professores dos cursos de Nutrição e Enfermagem do Campus UFRJ-Macaé e vem, desde então, promovendo um espaço de troca entre universidade e sociedade, com foco na promoção da saúde como um processo interdisciplinar, educativo, cultural e científico, que abarca os grupos populacionais na reflexão sobre temas relacionados à saúde, cuidado de si e qualidade de vida.

Ao congregar diversos projetos, o PIPS destaca suas interfaces, amplia o potencial extensionista de suas ações e, consequentemente traz benefícios para a universidade e a sociedade. Destaca-se a contribuição do programa para a promoção da saúde no município de Macaé, tendo estabelecido parceria com as secretarias Municipais de Saúde e de Educação.