O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Inscrições devem ser feitas pela internet - Wanderley Gil

Evento acontecerá no próximo dia 10, no Instituto Nupem, no campus São José do Barreto

No dia 10 de dezembro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Macaé vai promover o Fórum Norte-Fluminense de Educação em Ciências. Ele acontecerá das 8h às 18h30, no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade Nupem, no São José do Barreto.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. O público-alvo são professores do Instituto, professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da região, além de estudantes de graduação e pós-graduação. Todos os participantes irão receber o certificado no final.

Para participar, é preciso fazer a inscrição prévia, pela internet, no site: https://forumnfdeeducacaoemciencias.macae.ufrj.br. O procedimento deverá ser realizado até o próximo dia 5 (23h59 – horário de Brasília).

De acordo com a UFRJ, o evento tem como objetivo reunir e reconhecer as ações de Ensino de Ciências (EC) historicamente desenvolvidas na Região Norte-Fluminense.

Ela explica que busca, por meio de encontros/diálogos em Palestras, Mesas Redondas e Grupos de Trabalhos, entre os atores sociais envolvidos nestas atividades, observar tendências e lacunas, além de contribuir para a formulação de uma agenda estratégica de inovação em Educação em Ciências.

Nesse encontro, ela pretende, em colaboração, desenvolver ações integradoras de pesquisa, ensino e extensão na região, aproximando a comunidade universitária da comunidade escolar.

Um dos destaques é a mesa redonda “Perspectivas em educação em ciências no interior do estado como estratégia para a inovação social e tecnológica”, com a participação das professoras Denise Pires (Profª Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e Reitora da UFRJ) e Isabel Martins (Profª Titular do Instituto NUTES) e do Prof. Francisco Esteves (Prof. Titular e Vice-diretor do Instituto NUPEM). Ela propõe contribuir para o reconhecimento histórico das demandas sociais atendidas pela universidade no interior do estado e, sobretudo, desenvolver respostas à seguinte pergunta: Que contribuições a Educação em Ciências pode oferecer às estratégias de inovação social e tecnológica no interior do estado? Que atores, papéis e relações são importantes para o desenvolvimento dessas estratégias?

A programação completa poderá ser consultada no site do evento, o mesmo divulgado na reportagem para as inscrições. O Nupem/UFRJ fica situado na Avenida São José Barreto, número 764, São José do Barreto – Macaé (próximo à Rodovia Amaral Peixoto, atrás do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here