O projeto conta com uma equipe de 18 universitários dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da UFRJ Campus Macaé-Divulgação

A iniciativa celebra a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Visando divulgar conteúdos acerca da área da Computação para crianças e jovens de Macaé e região, o projeto de extensão “Aprenda a programar jogando” sobre o Ensino de Programação e Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) Campus Macaé, lança a oficina “Inteligência Artificial (IA) para crianças: Aprenda jogando com a gente”, que apresenta conceitos de inteligência artificial de maneira simples e divertida ao público infantojuvenil. A iniciativa celebra a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, comemorada nos dias 19 a 23 de outubro.

Segundo a idealizadora do projeto, Professora Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação, Janaína SantAnna Gomide, o projeto oferece oficinas e minicursos para ensinar conceitos de programação de forma prática e lúdica. “O ensino de programação para crianças e jovens faz parte do currículo escolar de diversos países e o projeto surgiu da vontade de apresentarmos esse trabalho para nossa região”, ressalta.

A Inteligência Artificial (IA) é uma das principais áreas da Ciência da Computação. Sua técnica é utilizada através de maquinários que projetam e operam atividades como, aprender, estudar, raciocinar e praticar, bem como a mente humana.
Iniciado em 2016, o projeto já contemplou mais de 2 mil crianças e jovens através de suas atividades. Além da docente, o projeto conta ainda com uma equipe de 18 universitários dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da instituição.

Quanto ao público-alvo, Janaína destaca. “A oficina contempla pessoas a partir dos seis anos de idade. Não é necessário conhecimento prévio, apenas interesse e curiosidade sobre o tema e saber ler para acompanhar o conteúdo. Todas as idades são bem-vindas”, pontuou.

Para acompanhar os trabalhos desenvolvidos pela oficina, basta acessar o link <https://bit.ly/3552Z1C>. Já para acompanhar o projeto “Aprenda a programar jogando”, basta acessar o seu perfil no Instagram através do link <https://instagram.com/projetoaprendaprogramar?igshid=gufenffr71vk> ou no YouTube por meio do link <https://www.youtube.com/aprendaprogramarjogando>.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here