UFF e UFRJ vão oferecer, juntas, mais de 600 vagas em diversos cursos

Inscrições para o Sisu, forma de ingresso na universidade, devem ser feitas até sexta-feira

Quem pretende ingressar em uma universidade por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), tem até sexta-feira (25) para efetuar a sua inscrição. Em Macaé, algumas instituições de ensino superior federais estão oferecendo vagas para o ano letivo de 2019. A Universidade Federal Fluminense (UFF) diz que está disponibilizando 5.098 vagas em 122 cursos espalhados por nove cidades do Estado do Rio de Janeiro.

Para Macaé, serão 300 vagas, sendo 120 para Ciências Contábeis (60 por semestre), 120 para Direito (60 por semestre) e 60 para Administração (anual). A inscrição deve ser feita pela internet com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os detalhes do quantitativo de vagas, cidades e condições dos cursos da UFF podem ser acessados pelo site. As notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial serão divulgadas nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, a partir de 0h.

Há vagas de ampla concorrência e de ação afirmativa, destinadas nesse SiSU 2019.1 para estudantes que realizaram o ensino médio em escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e com renda inferior a 1,5 salário mínimo per capita, além de 10% para pessoas com deficiência.

A UFF vem passando por um processo de consolidação da expansão. Nos últimos anos, houve um aumento na taxa de ocupação das vagas, passando de 85% em 2013 para 93% em 2018. Segundo o reitor da universidade, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, “a UFF se diferencia pelo seu caráter distribuído no território do Rio de Janeiro, oferecendo vagas em cursos de excelência tanto na região metropolitana quanto em todas as regiões do interior do Rio Janeiro, o que nos tornou um agente fundamental na qualificação científica, tecnológica e profissional de dezenas de milhares de pessoas contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento social e econômico do Estado”.

A universidade coloca ainda à disposição de seus alunos assistência à moradia, auxílio creche, bolsa atleta e apoio aos alunos com deficiência, entre outros.

UFRJ também tem vagas

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também está oferecendo 330 vagas para o primeiro semestre em nove cursos. A distribuição está sendo feita da seguinte maneira: 120 para Engenharias (Civil, Mecânica e de Produção); 30 para Medicina; 50 para Farmácia; 40 para Enfermagem e Obstetrícia; 40 para Nutrição; 25 para Ciências Biológicas; e 25 para licenciatura em Química.

Na UFRJ, o acesso ao Sisu é semestral e o curso de Bacharelado em Química só tem vaga disponibilizada para o segundo semestre.

Como se inscrever

O procedimento deverá ser realizado, exclusivamente, pela internet no site do programa: http://sisu.mec.gov.br/. De acordo com orientações do Ministério da Educação (MEC) pode participar do processo seletivo o estudante que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, tenha obtido na redação nota que não seja zero e não esteja na situação descrita no item 2.5 do Edital do Enem 2018.

A inscrição no Sisu deverá ser feita, necessariamente, com o número de inscrição e a senha do Enem de 2018. Caso o candidato não se lembre de algum desses dados, ele pode recuperá-los na página do Enem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here