O espetáculo acontece nesta quinta-feira (7), garantindo uma noite de muita diversão e aplausos

A cantora Tiê sobe ao palco do Teatro Sesi Macaé para apresentar o show de lançamento da turnê do novo álbum ‘Dix’. O espetáculo acontece nesta quinta-feira (7), garantindo uma noite de muita diversão e aplausos.

Lançado também em DVD, o projeto conta com algumas canções inéditas e celebra dez anos de carreira da artista. Tiê também incluiu no repertório do disco e do novo espetáculo releituras de seus principais sucessos autorais.

A apresentação é promovida pelo Ensaio CulturAll. O valor dos ingressos é R$ 40 (inteira) e a classificação etária é de 16 anos. Os ingressos podem ser adquiridos na Bilheteria do Teatro do Sesi Macaé, que fica na Alameda Etelvino Gomes, 155 (Bairro Riviera Fluminense).
Gravado no YouTube Space, no Rio de Janeiro, ‘DIX’, que significa dez em francês, foi lançado recentemente e conta com 17 faixas, incluindo as participações de Rael e Cynthia Luz. “Que bom celebrar esse momento em espaços tão especiais para a cultura nacional. Estou animada para cantar com o público minhas releituras e inéditas do disco”, comenta a cantora.

Cantora Tiê

Ao longo da carreira, Tiê acumula quatro discos lançados com canções autobiográficas, turnês internacionais, participações em grandes festivais, dez músicas emplacadas em trilhas sonoras de novelas e diversas parcerias musicais. Seu mais recente DVD, “Dix (dez em francês)” lançado em setembro deste ano traz releituras, sucessos e inéditas, totalizando 17 faixas, com produção de Paul Ralphes, direção de Clara Cavour, arte de Rita Wainer, cenário de Nina Becker, figurino de Carol Roquuete e beleza de Brenno Melo. Seu álbum de estreia, “Sweet Jardim” foi gravado de forma independente e lançado em 2009. Em 2011 apresentou o disco “A Coruja e o Coração”, que além das canções autorais, traz também releituras como “Você Não Vale Nada”, do Dorgival Dantas, em versão folk. A faixa “Piscar o Olho” foi a estreia de Tiê em trilha sonora da novela “Cheias de Charme”, da TV Globo, em 2012. Em 2014, a artista lançou o álbum “Esmeraldas” – uma produção de Adriano Cintra e do músico e compositor internacional Jesse Harris – com a canção “A Noite”, que fez parte da trilha sonora da novela “I Love Paraisópolis”, se tornando uma das músicas de maior sucesso da artista.

O clipe desta faixa conta com mais de 120 milhões de visualizações no Youtube. “Gaya” (2017), que conta com participações de Luan Santana, As Bahias e a Cozinha Mineira, e Filipe Catto, busca a ancestralidade e feminilidade da cantora.

Após o sucesso de “Piscar O Olho” e “A Noite”, novas canções de Tiê retornam à trilha sonora de duas produções exibidas pela TV Globo: “Longe de Mim”, versão em português para a música libanesa “La Bel Haki”, na novela Órfãos da Terra; e “Deixa Queimar”, na atual temporada da série Carcereiros.

Trajetória artística

-Tiê Gasparinetti Biral (São Paulo, 17 de março de 1980) é uma cantora e compositora brasileira. Ela já lançou quatro álbuns de estúdio e é popularmente conhecida pela canção “A Noite”, do álbum Esmeraldas (2014). A cantora, neta da atriz Vida Alves, cursou relações públicas na FAAP e estudou canto em Nova York. Foi modelo da Ford Models e chegou a atuar num comercial dirigido por Fernando Meirelles que foi premiado em Cannes. Foi dona de um Café Brechó [carece de fontes], onde conheceu o tecladista Dudu Tsuda (Jumbo Elektro) e o compositor Toquinho, com quem gravou sua primeira canção e viajou pelo Brasil e Europa em turnê. Lançou em 2009 seu primeiro álbum intitulado Sweet Jardim que contou com a colaboração solidária de diversos artistas, como Toquinho, além de artistas da cena independente de São Paulo.

Em 2007, Tiê gravou um EP com quatro músicas em parceria com Dudu Tsuda – tecladista das bandas Jumbo Elektro, Cérebro Eletrônico e Trash Pour 4. Depois passou seis meses apenas compondo o restante das músicas do disco. Em março de 2009 com 28 anos lançou seu primeiro disco “Sweet Jardim”. Nele, Tiê mostra suas composições, canta e toca piano e violão em dez faixas de autoria própria, gravadas ao vivo ao estilo low-fi. As composições são autobiográficas, delicadas e conquistam, como em Passarinho, que fala sobre seu nome, ou na emocionante “A Bailarina e o Astronauta”.

O segundo álbum, A Coruja e o Coração, lançado em 2011 foi indicado à categoria Revelação do Prêmio Multishow de 2010 e teve shows em todo o Brasil e em Nova Iorque, além de uma turnê pela Europa, incluindo apresentações em Londres, Paris, Berlim e Barcelona. Sweet Jardim, seu primeiro álbum, também figura na lista dos 50 discos que formaram a identidade musical brasileira dos anos 2000, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo. Em 2011, Tiê apresenta seu segundo disco: A Coruja e o Coração, uma das grandes surpresas do cenário musical nacional. O álbum reúne canções autorais, parcerias, versões com arranjos mais encorpados e novos elementos, como a presença de bateria e percussão na maioria das músicas. Traz participações de nomes como Jorge Drexler, Marcelo Jeneci e Hélio Flanders, versões de músicas de Thiago Pethit, Dorgival Dantas e Tulipa Ruiz. “Na Varanda da Liz”, abre o álbum com um instrumental mais denso, mostrando uma Tiê diferente daquela vista no álbum de estreia. “Perto e Distante” tem a participação de Jorge Drexler. “For You And For Me” é a única música em inglês do disco e é seguida por “Hide And Seek”, outra canção que chama a atenção.

Incompatibilidade de gêneros ou não,”Você Não Vale Nada”, sucesso interpretado pelos Aviões do Forró, Calcinha Preta e Ivete Sangalo, possibilitou a Tiê mostrar sua personalidade surpreendente! Outra grande sacada desse álbum foram as regravações de artistas contemporâneos:
Seu terceiro álbum de estúdio intitulado Esmeraldas foi lançado em de 2014. Teve como carro chefe a canção “A Noite”, que fez parte da trilha sonora da novela “I Love Paraisópolis” da Rede Globo de Televisão. Em 2015, participou da canção “Trono de Estudar”, composta por Dani Black. Em 2018, lançou seu single “Mexeu Comigo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here