Prefeitura de Macaé

Com pouco alarde, e discrição acima da medida, possivelmente para evitar mais atritos do que o necessário, o prefeito eleito Welberth Rezende, que contraiu Covid e andou em quarentena por uns dias, embora pouca gente perceba, já vem ampliando bem suas ações políticas para não ter uma transição de governo dificultada. Mas, não é tão fácil como se poderia imaginar.

Apesar de ter indicado o candidato a vice-prefeito, figura que nunca valeu nada em seu governo que está chegando ao fim, Dr. Aluizio Santos Júnior continua enfrentando a situação como se estivesse tudo bem quando não está, principalmente depois que o Tribunal de Contas do Estado concluiu o julgamento das contas de 2019, emitindo parecer prévio contrário, e terá de enfrentar uma leva de novos vereadores que talvez, pelo menos 12 deles, necessário para rejeitar o parecer do TCE, não sejam solidários.

Como as contas do presidente da Câmara, Dr. Eduardo Cardoso da Silva, ainda será analisada pelo Tribunal de Contas do Estado e deve ir pelo mesmo caminho, quem sabe poderá ele ser a “salvação da lavoura”, atuando para rejeitar o parecer do TCE. Mas, mesmo assim, nenhum dos atores fica livre de ter o nome listado na Lei da Ficha Limpa e, no período da eleição em 2022 ou 2024, estar envoltos como inelegíveis, caso sejam candidatos.

Dr. Aluizio que acaba o governo massacrando os servidores municipais sem conceder nenhum benefício – sequer os reajustes de salário – ainda vai ser lembrado pela maioria da população, a quem prometeu mudanças para melhor,  como um dos piores prefeitos que Macaé já teve nos últimos 50 anos. Bom, ainda bem que ele prometeu 500 mil doses de vacina contra o Covid, que devem ser contratadas com o Instituto Butantan… Mas anotem. O procurador geral da prefeitura será o atual presidente da Ordem dos Advogados, Fabiano Pascoal.

Contratos transparentes

Durante as duas gestões do governo de Dr. Aluizio, que deverão ficar no esquecimento, porque tudo só mudou para pior, muitas obras prometidas acabaram ficando pelo meio do caminho, a última delas, a construção da Estrada de Santa Tereza, considerada de fundamental importância para haja uma sintonia de progresso no futuro alinhando o Clima, a Transportuária e o  Porto, com previsão de começar as obras em 2021.

Com exceção das massas asfálticas aplicadas nas ruas para diminuir os buracos, qual a obra de grande envergadura iniciada e concluída neste governo? Agora, as que ficaram pelo meio do caminho, mesmo com a Justiça pisando nos calos do prefeito, estão: o funcionamento do VLT, cujas composições estão sendo destruídas pelo tempo na antiga estação ferroviária, a obra de construção da estrada de Santa Tereza, prometida pela última vez para ficar pronta em 2018, a obra de recuperação do Ginásio Poliesportivo Maurício Bittencourt que, mesmo a Justiça determinando as obras ficaram pelo caminho, o fim do Parque de Exposições Latiff Mussi no Barreto, o abandono do Centro de Convenções jornalista Roberto Marinho, a destruição do Estádio Claudio Moacyr de Azevedo, conhecido como Moacyrzão, que já serviu de palco para partidas de grandes times como Flamengo, Fluminense, e outros, e se ficar lembrando, não vai ter espaço.

Bem, pelo menos, o Senado aprovou e vai ser sancionada a nova Lei de Licitações, criando modalidades de contratação que exige seguro-garantia para grandes obras, tipifica crimes relacionados e disciplina vários aspectos do tema para União, estados e municípios. A atual lei é considerada defasada. Será obrigatório a criação de um portal de transparência e reduz de 90 para 45 dias o prazo para que os órgãos paguem as empresas. A meta é reduzir atrasos e evitar a paralisação de obras. A pena de prisão também aumenta, de quatro para oito anos em caso de infrações. Bem, mãos à obra.

 

PONTADAS

Com a proximidade da troca de governo, parece que não estão servindo café quente pelos gabinetes, o que sempre acontece. Pelo abandono da limpeza nas ruas, com raras exceções, observa-se que a administração de Dr. Aluizio está chegando ao fim, embora faltem ainda 15 dias para encerrar o mandato. Tem muita gente reclamando e não é atoa. Mesmo a Avenida Atlântica, no Cavaleiros, antes vista como modelo, além da sujeira, muitos postes com lâmpadas apagadas.

_______

Os partidos políticos que tiveram candidatos a prefeito e a vereador, ainda não bateram o martelo para fechar as contas, o que deverá acontecer até o dia 18 de dezembro, quando haverá a diplomação dos eleitos. Muitos estão com sobra de campanha e como as contas são transparentes, tem curioso querendo saber para onde vai a “sobra de campanha”, em algum caso, bem gordinha.

_______

A melhor ação que o governo de Dr. Aluizio poderia praticar no apagar das luzes, segundo os empresários, será uma anistia para que a população pagasse os impostos e taxas sem acréscimo, já que as atividades foram suspensas por causa da pandemia e comércio e indústria acabaram tendo prejuízos. Mas todos duvidam que ele seja capaz de provocar esta boa ação para aliviar a crise.

________

Até domingo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here