Startup Macaé desenvolve projetos da indústria 4.0

242
Os projetos são nas áreas de segurança do trabalho, qualidade e manutenção

A ideia é desenvolver negócios inovadores, fortalecendo o ecossistema da região de Macaé

O Programa Startup Macaé, plataforma de conexão entre empreendedores, universidades, governo e empresas, tem 33 iniciativas, organizadas em três modalidades. As áreas são de desenvolvimento, apoio e iniciação tecnológica. Elas atendem eixos como sustentabilidade, educação, saúde, indústria 4.0, governo e sociedade. A indústria 4.0 é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de sistemas ciberfísicos, internet das coisas e computação em nuvem. As empresas EmapX, Elyot, Eneltec, Toss, Belsasoft, JNF Tecnologia desenvolvem projetos nessa área e contam com apoio tecnológico de 10 professores.

A EmapX é uma startup que oferece soluções tecnológicas para a indústria 4.0. Os projetos são nas áreas de segurança do trabalho, qualidade e manutenção. A Elyiot desenvolve plataforma de IoT em indústrias, possibilitando economia de tempo e recursos a partir de dados. A ideia é proporcionar gestão eficaz e controle total de processos e equipamentos em tempo real.

Outras empresas também buscam atuar nesse mercado. A Eneltec, por exemplo, é especializada no desenvolvimento de dispositivos para a indústria 4.0 e IoT. Além disso, desenvolve consultorias, projetos, soluções e produtos inovadores. A Toss é uma empresa de tecnologia focada em soluções para desafios no ramo do petróleo. O intuito é desenvolver produtos e serviços que diminuem custos, por meio da inovação.

Com soluções rápidas e simples, a Belasoft atua nos problemas cotidianos utilizando tecnologia de chatbots inteligentes. A JNF desenvolve aplicação de novas tecnologias, com foco em machine-learning como ferramenta de construção.

Startup

O conhecimento e o empreendedorismo são ferramentas do programa, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, vinculada à Secretaria de Educação, com o Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (Crios), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A ideia é desenvolver negócios inovadores, fortalecendo o ecossistema da região de Macaé, além de proporcionar uma ambiência favorável para inovar. A Prefeitura de Macaé inaugurou espaço, em abril deste ano, na Avenida Nossa Senhora da Glória, 2.975, bairro Cavaleiros, marcando, oficialmente, o início dos trabalhos do programa. No local são realizadas diversas atividades, além do desenvolvimento dos projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here