Toda a frota da empresa está com contratos ativos

A Norbe VIII, uma das cinco sondas de perfuração em águas profundas da Ocyan, foi recontratada pela Petrobras, na qualidade de operadora e representante do Consórcio de Libra (Petrobras, Shell, Total, CNODC e CNOOC), por um período de 425 dias. O novo contrato de afretamento e serviços entra em vigor a partir do início da operação, previsto para julho de 2021, mesmo mês em que se encerra o atual contrato da Norbe VIII com a Petrobras, que teve duração de dez anos. Toda a frota da Ocyan, incluindo cinco sondas próprias e os dois FPSO da joint venture Altera&Ocyan, seguem com contratos ativos.

“Essa nova conquista demonstra ao mercado a excelência operacional da Ocyan, com capacidade de entrega técnica e solidez financeira”, comemora Heitor Gioppo, diretor Superintendente da Unidade de Perfuração da Ocyan.

A Norbe VIII é uma plataforma de perfuração com posicionamento dinâmico capaz de operar em lâmina d’água de até 3.048 metros e perfurar poços até 12.195 metros. A sonda foi construída em 2011 e apresenta operação em alto nível. Em 2020, teve destaque no Sondópolis (ranking de performance da Petrobras) e alcançou a marca de 3 anos sem acidentes a bordo em junho deste ano.

A sonda venceu a licitação do Consócio de Libra/ Petrobras para contratação de equipamentos com capacidade para operar em 3 mil metros de lâmina d’água em águas brasileiras delimitadas pelas coordenadas geográficas de acordo com Contratos de Concessão, Cessão Onerosa ou Contratos de Partilha de Produção.

Entre o final do atual contrato e o início do novo, a embarcação deverá passar por um período de manutenção e de adequação para atender às exigências deste novo contrato. A tripulação é composta por cerca de 180 integrantes.

“A Ocyan é uma empresa brasileira de alta capacidade, que tem trilhado um caminho de inovação aliado à eficiência operacional. Essas características têm nos colocado entre os grandes players do mercado de óleo e gás no Brasil, que é altamente competitivo e internacionalizado, avalia Roberto Bischoff, presidente da Ocyan.

Inovação:

A Norbe VIII é a primeira sonda de perfuração de águas ultra profundas no país a contar com o Rig View 360º, sistema baseado no conceito do “Google Street View”, capaz de proporcionar uma navegação virtual e à distância por toda a área interna da embarcação. A ferramenta viabiliza o ‘embarque’ virtual na unidade, o que permite à equipe onshore da Ocyan desempenhar atividades ou realizar verificações que podem ser feitas à distância, sem que esses integrantes tenham que enfrentar todo o processo logístico de embarque, incluindo treinamentos mandatórios requeridos e riscos associados à exposição ao ambiente industrial offshore. “O mecanismo é uma inovação. Quando acessamos o sistema, podemos identificar várias hipóteses aumentando o monitoramento da embarcação e, consequentemente, a eficiência da operação”, explica Rodrigo Chamusca Machado, responsável por Tecnologia e Inovação na Unidade de Negócios de Perfuração da Ocyan.

Dados Técnicos Norbe VIII

Lâmina d´água

3.048 metros

Capacidade de perfuração

12.195 metros

Modelo

DSME 3603

Classe

DNV

Comprimento

238 metros

Altura da torre

64 metros

Capacidade da torre

2.000.000 lbs

Pacote de perfuração

MHWirth

Sistema de posicionamento dinâmico

DP3 Converteam (GE)

BOP

Cameron TL 18 ¾ x 15k psi

6 Ram x 15k psi

2 Annular x 10k psi

MPD Ready

3.2 MM lb AFG

Acomodação

180 POB

 

Sobre a Ocyan

A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e conhecimento para prover soluções para a indústria de óleo e gás upstream offshore no Brasil e no exterior. Seus principais valores são a segurança dos integrantes e da operação, a parceria de confiança com os clientes, e o compromisso com a ética e a transparência. A companhia encoraja também a diversidade e inclusão dentro e fora da empresa. Fazem parte da frota da empresa atualmente cinco unidades de perfuração e duas embarcações FPSO (floating, production, storage and offloading). A Ocyan desenvolve também projetos SURF, fabricação e instalação de equipamentos submarinos, e presta serviços de manutenção offshore. Mais informações: www.ocyan-sa.com 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here