Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Último dia de inscrição para certificação do Encceja

Para o ensino Fundamental o interessado precisa ter 15 anos e para o ensino médio, 18 anos completos

Em 27/04/2018 às 12h05


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

O Exame será composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação O Exame será composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação
Termina nesta sexta-feira (27) as inscrições para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) - voltado para as pessoas que têm interesse em obter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou ensino médio. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial <http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/>. Já as provas serão aplicadas no dia 5 de agosto. 

De acordo com orientações do INEP, para obter a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental o interessado precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame. Já quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos. 

O órgão orienta ainda que os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas. 

O Exame será composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova terá 30 questões de múltipla escolha por prova. No Ensino Fundamental as áreas de conhecimento avaliadas são: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia. No Ensino Médio as áreas são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. 

O INEP orienta que a inscrição e a realização das provas não garantem a certificação e que será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br

Foto: Arquivo


    Compartilhe:

Tags: educação, oportunidade


publicidade