Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Cerimônia marca a fundação do 99º Grupo Escoteiro Mafeking em Macaé

O grupo foi oficialmente fundado segunda-feira (23), no Dia Mundial do Escotismo

Em 27/04/2018 às 11h10


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Um clima de intensa alegria invadiu o Colégio Estadual Luiz Reid na segunda-feira (23). Tudo aconteceu por conta da fundação do 99º Grupo Escoteiro Mafeking em Macaé, que foi realizado justamente no Dia Mundial do Escotismo. 

Mais de 300 pessoas prestigiaram este grande momento, que contou também com a presença de convidados e de escoteiros de diversas cidades, entre eles, do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Maricá, Friburgo, Cabo Frio, Rio da Ostras, Macaé e Quissamã. A celebração cumpriu uma programação especial visando dar legalidade à fundação, que foi iniciada com a Assembleia de Grupo, onde foram eleitos os Diretores e a Comissão Fiscal e aprovado o Estatuto que irá reger o dia-a-dia da unidade escoteira local.

"Este grupo já nasceu forte, pois conta com a participação de 70 pessoas, entre membros e ex-escoteiros que retornaram formando uma equipe de chefes escoteiros, que são adultos voluntários e profundos conhecedores do assunto escotismo", declarou o Presidente do Grupo, Edinilson Régis, acrescentando que o grupo desenvolve um trabalho cumprindo os lemas ‘Sempre Alerta’ e ‘Onde um vai todos vão’.


Veja mais na edição digital

Cheio de entusiasmo, o Presidente Edinilson contou que a celebração foi iniciada com o cerimonial e Promessa das crianças, jovens e adultos voluntários, momento de muita emoção, pois é o ato onde o escoteiro promete por sua honra assumir seus deveres para com Deus, para com a pátria e para consigo mesmo, diante de amigos e familiares.

De acordo com Presidente do Grupo, Edinilson Régis, o ato foi um momento marcante para todos os membros, pois 45 inscritos receberam os lenços escoteiros, símbolo que identifica a unidade escoteira local, e ingressaram definitivamente em um dos maiores movimentos juvenis do mundo.

Segundo o Diretor Administrativo, Gilson Feydyt, agora que o Grupo está oficialmente fundado nossos escoteiros terão contato com o que há de melhor na prática escoteira, que é a vida ao ar livre e os acampamentos e excursões, que são momentos únicos de diversão e aprendizado.

Segundo Presidente Edinilson, os Escoteiros do Mafeking estão sediados no Colégio Estadual Luiz Reid e suas reuniões ocorrem todos os sábados, das 09 às 11h30. Para fazer a inscrição basta que o jovem compareça com o responsável em uma reunião para obter a ficha de inscrição e conhecer o método aplicado na educação não-formal proposta para nossos pequenos escoteiros, palavras da Diretora Financeira Nathália de Conte.

Meninos e meninas, de 6,5 a 21 anos de idade, podem participar de atividades cívicas, educativas, lazer e acampamentos. O Escotismo está organizado em ramos que se distinguem por programas e atividades diferentes, dentro da mesma metodologia escoteira: ramo Lobinho (6.5 a 10 anos), Escoteiro (11 a 14), Sênior (15 a 17), Pioneiro (18 a 21) e adultos (voluntário, sem limite de idade).

O Escotismo tem por objetivo ensinar crianças e jovens a cultivarem o voluntariado, o espírito de colaboração e cidadania, disciplina e o respeito ao próximo e à natureza. O Escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e credos, de acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo Fundador Baden-Powell e adotados pela UEB.

O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu Projeto Educativo.

Autor: Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br

Foto: Divulgação


    Compartilhe:

Tags: educação


publicidade