Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Professoras da UFRJ Macaé lançam livro de nutrição em Brasília

O lançamento da obra "Alimentação e Nutrição: da infância à adolescência - Diálogo Multidisciplinar com a Prática em Saúde" aconteceu durante Congresso

Em 24/04/2018 às 16h31


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

As autoras do livro, as professoras Jane Capelli e Mara Fernanda, durante o lançamento As autoras do livro, as professoras Jane Capelli e Mara Fernanda, durante o lançamento
Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira realizaram, na tarde de quinta-feira (19), o lançamento do livro "Alimentação e Nutrição: da infância à adolescência - Diálogo Multidisciplinar com a Prática em Saúde". O evento aconteceu no estande da Livraria RUBIO, durante o Congresso Brasileiro de Nutrição 2018, realizado em Brasília.

Marcaram presença no lançamento as professoras e autoras da obra Maria Fernanda Larcher de Almeida e Jane de Carlos Santana Capelli. O livro foi organizado pelas docentes juntamente com as professoras Naiara Sperandio, Camilla Medeiros Macedo da Rocha e Beatriz Gonçalves Ribeiro.

"Todas também são autoras de capítulos do livro, em parceria com diferentes professores de Universidades Federais e profissionais da rede de atenção básica do município de Macaé", disse Jane Capelli.

Jane explica que a professora Dra. Kathleen Tereza da Cruz, adjunta do Curso de Medicina do Campus UFRJ-Macaé, escreveu o prefácio e faz um bom resumo do livro, quando descreve "[...] um OLHAR voltado para o que ACONTECE "na rotina de atividades de diferentes profissionais de saúde com crianças e adolescentes". [...] . No âmbito do Campus UFRJ-Macaé foram envolvidos os Laboratórios de: Avaliação Nutricional e Diagnóstico em Saúde; Pesquisa em Epidemiologia, Saúde e Sociedade; Nutrição Experimental; e do Núcleo de Estudos da Saúde e Alimentação Materna e da Mulher - NESAM. No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) de Macaé participaram vários serviços e área técnica: Coordenadoria da Área de Alimentação e Nutrição, abarcando a gestão do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan); Ambulatório de Nutrição Materno-Infantil do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher e Criança (NUAMC); Centro de Referência ao Diabético (CRD); Serviço de Nutrição Clínica do Hospital Municipal de Macaé (HPM), e várias Equipes de Saúde da Família da rede municipal. Participam também docentes, pós-graduandos e pesquisadores de outras oito universidades, além dos docentes e estudantes do próprio Campus UFRJ-Macaé e profissionais dos vários serviços de Macaé, todos autores. "

Já a professora Maria Fernanda Larcher de Almeida, conta que o livro foi publicado pela Editora RED Publicações, da qual já tinha um capítulo publicado anteriormente em outro livro com as professoras Jane Capelli e Renata Amorim, ambas do Curso de Nutrição do Campus UFRJ-Macaé. "Ao  entrar em contato com a editora dizendo que tinha um livro em fase final de organização, a mesma solicitou uma Sinopse para avaliação.

Em menos de um mês, a editora aceitou a proposta e começamos a desenvolver o trabalho que levou em torno de três meses para o envio final do livro", disse Maria Fernanda Larcher de Almeida, acrescentando que foi um desafio, uma vez que conseguiram reunir diferente professores de universidades e Estados diferentes em tão pouco tempo para finalizar a obra.

Ainda de acordo com as autoras da obra, a alimentação e nutrição da criança e do adolescente são temas relevantes para a saúde humana, e o surgimento do livro se deu a partir do acompanhamento de professores, graduandos dos cursos da área da saúde (Nutrição, Enfermagem e Obstetrícia e Medicina), Campus UFRJ-Macaé, e dos profissionais de diferentes áreas de atuação da Rede de Atenção Básica de Saúde (RABS) do município de Macaé.

"O livro é um produto do Observatório de Políticas Públicas, Educação e Cuidado em Saúde, coordenado pela professora Dra. Kathleen Tereza da Cruz, vinculado à Rede Nacional de Observatórios - CNPq, coordenado pelo professor Emerson Elias Merhy, Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé, e conta também com a participação de docentes reconhecidos no campo da Nutrição Infanto-juvenil de importantes Instituições Federais de Ensino do Brasil", disseram as escritoras.

As autoras acrescentam que o livro apresenta 20 capítulos, cujo objetivo principal é atualizar, complementar conhecimentos de graduandos da área da saúde, profissionais e interessados na temática, partir de uma abordagem simples e didática, sobre a Ciência da Nutrição na saúde da criança e do adolescente.

Jane Capelli e Maria Fernanda Larcher de Almeida, destacam que o lançamento do livro foi um sucesso, no qual muitos profissionais do Campus UFRJ-Macaé e do município de Macaé foram prestigiar o lançamento e, também, adquirir o seu exemplar. "O livro será vendido nas Livrarias renomadas do país e no site:  www.livroseafins.com.br . A biblioteca do Campus UFRJ-Macaé disponibilizará exemplares que servirão como fonte de informação, em diferentes bibliografias dos Cursos de Nutrição e de Enfermagem e Obstetrícia, podendo ser lido por todos que quiserem ter acesso à obra", disse as docentes.

Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br

Foto: Divulgação


    Compartilhe:

Tags: educação


publicidade