Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Orla de Cavaleiros recebe festival de comida de buteco

Programação gastronômica e musical segue neste sábado com a participação de 22 restaurantes

Em 08/12/2017 às 11h49


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Eventos promovidos pelo Polo Gastronômico movimentam a orla da Praia de Cavaleiros Eventos promovidos pelo Polo Gastronômico movimentam a orla da Praia de Cavaleiros
A orla da Praia de Cavaleiros recebe a segunda edição do festival de comina de buteco. Até este sábado (7), os visitantes podem conferir os 22 pratos preparados especialmente para o evento, que conta ainda com a participação de cervejarias artesanais, bares, food bikes com sobremesas, espaço kids e shows. 

Nesta sexta-feira (8), o agito fica por conta de Vicente de Paula, juntamente com Jacy Timóteo, Malaca, Merica, Amilton Alemão. No sábado o evento será encerrado nas vozes de Amanda Amado, Ricardo Badaró e Andrea Martins.  

A novidade desta edição será o julgamento com premiação dos  pratos, que acontece no sábado. A Sommelier em Cachaça, Isadora Bello Fornari, uma das juradas, também estará no sábado, fazendo uma apresentação. Os pratos serão vendidos com preços entre  R$15 e R$ 25. Hoje o Butecando começa às 18h e no sábado a partir das 16h.

O presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, Renato Nicoli, ressalta que os pratos começaram a ser comercializados nos restaurantes a partir do lançamento do projeto, em 15 de novembro e que agora o festival estará na rua como encerramento dos eventos do ano promovidos pela associação. Esta edição conta com oito botecos da cidade convidados, além dos restaurantes do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros totalizando os 22 pratos. A eleição do melhor prato ficara por conta dos chefs convidados e também de pesquisa de opinião pública.

O evento está no calendário oficial do município e conta com o apoio da Prefeitura. O Polo é formado por 16 restaurantes: Bem Natural, Devassa, Durval Gastronomia, Estação da Praia, Ilhote Sul,  Kebab Store, Luigi Ristorante, Parada do Chopp, Picanha do Zé, Seu Adonias Botequim, Lancheria, Guria Café e Brigaderia, XurrasClube, Boteco do Bigode, Le Blanc e Frutos de Goiás.

A Comida di Buteco é considerado o maior evento gastronômico de Minas Gerais e um dos maiores do Brasil. Foi criado em 1999 pelo gastrônomo Eduardo Maya e teve seu lançamento no ano de 2000 na cidade de Belo Horizonte. Todos os anos entre o mês de abril e maio é realizada a competição anual de bares, o  que serve de pretexto para visitar diversos botecos de 20 cidades do Brasil .Durante um mês em busca dos melhores petiscos ou tira-gostos, como dizem os mineiros.

Quase 500 botecos disputam em categorias como higiene, temperatura da bebida, atendimento e principalmente, tira-gosto. Os vencedores são decididos não só pelos jurados mas também por votação popular. Nacionalmente conhecida como a "capital nacional do boteco", existem em Belo Horizonte cerca de 12.000 estabelecimentos, mais bares per capita do que qualquer outra grande cidade do Brasil. A culinária mineira é uma atração concomitante que acompanha bem a cerveja, o chope, o vinho ou a famosa cachaça mineira.

Autor: O DEBATE

Foto: Kaná Manhães


    Compartilhe:

Tags: economia


publicidade