Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Estudantes da rede municipal visitam o "Espaço Ciência" do Nupem

Desde 2008, quando foi inaugurado, o local segue de portas abertas a estudantes e demais interessados

Em 15/07/2016 às 12h17


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

A visita aconteceu na manhã de ontem, após palestra na sede do Nupem A visita aconteceu na manhã de ontem, após palestra na sede do Nupem
Criado com a finalidade de divulgar ao público - população e estudantes - a diversidade de espécies dos ecossistemas costeiros do Norte Fluminense, assim como promover a interação entre a universidade e a sociedade, o Espaço Ciência do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem) segue aberto à visitação de estudantes e interessados em conhecer o local. 

Na manhã de ontem foi a vez de alunos da rede municipal de ensino conhecerem o espaço e se encantar com a diversidade de bichos empalhados que existe no local. 

Durante a visita, eles puderam conhecer e tocar nos animais. A exposição conta com um esqueleto de golfinho, réplicas de golfinho e de tubarão anequim e com exemplares de mamíferos terrestres e aves marinhas taxidermizados artisticamente. 

Criado em 2008, o espaço visa criar uma conexão dos visitantes com a biodiversidade local, a fim de desenvolver a consciência ambiental e ecológica, além de contribuir para o estímulo à curiosidade científica dos visitantes, para a formação continuada dos professores da educação básica e para a formação dos alunos de Ciências Biológicas que participam do projeto como monitores.  

As atividades são coordenadas pelos professores Fábio Di Dario e Pablo Gonçalves. As instituições e demais interessados em agendar uma visita podem fazer contato pelo email espacociencianupem@gmail.com. 

O projeto é também uma porta de entrada para a interação entre a Universidade e a sociedade.

De acordo com informações institucionais, o NUPEM/UFRJ tem, desde sua criação, em 1994, se preocupado com a construção de uma ponte que possa ligar a academia, que produz o saber acadêmico, com a população de Macaé e região, que detém o conhecimento não acadêmico. Assim, a busca pela construção e o aperfeiçoamento dessa ponte de mão dupla é uma das principais missões da Unidade. Nesse contexto já foram oferecidos vários cursos para professores do ensino fundamental e médio, centenas de atividades para alunos de escolas do município e região através do Espaço Ciência do NUPEM/UFRJ.

Ainda segundo as informações, com o apoio dos professores, técnicos administrativos em educação e alunos de graduação e de pós-graduação do NUPEM/UFRJ e a Associação de Moradores do Barreto, além de outras lideranças do bairro, tem sido possível a criação de atividades de extensão, voltadas inicialmente para o segmento jovem da comunidade. Por meio da iniciativa, a instituição visa compartilhar com a população os conhecimentos gerados no NUPEM/UFRJ. 

Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br

Foto: Wanderley Gil


    Compartilhe:

Tags: educação


publicidade