Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Nupem / UFRJ contribui com a capacitação de professores

Por meio do Projeto Universidade - Escola dois cursos de formação continuada foram oferecidos e novos estão previstos para 2016

Em 30/11/2015 às 10h15


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

 Ao término do curso, os docentes recebem certificado de participação Ao término do curso, os docentes recebem certificado de participação
Com o objetivo de oportunizar ainda mais o envolvimento do corpo social da unidade de ensino com a comunidade macaense, o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira realizou, entre os meses de setembro e novembro, cursos de capacitação voltados para docentes da rede pública.  De acordo com balanço apresentado pela instituição, a iniciativa foi positiva e novos cursos estão previstos já para o próximo semestre.

As atividades fazem parte do Projeto Universidade-Escola que oferece cursos de capacitação para professores do Ensino Fundamental e Médio. O Projeto tem como finalidade a oferta de cursos de formação continuada para os professores da Rede Pública de Macaé e região, e teve inicio no segundo semestre deste ano.

Os cursos oferecidos nessa primeira etapa foram: "Brejos, Rios e Lagoas de Macaé: Ecologia, Manejo e Preservação" - coordenado pelo Prof. Dr. Francisco de Assis Esteves (envolvendo diversos professores, alunos e monitores na área de ciências ambientais); e o curso "Cinema e Educação Ambiental: Produção coletiva do filme: "Macaé invisível", ministrado pelos Professores Rafael Nogueira Costa e Giuliana Franco Leal. Segundo informações, todos alcançaram sucesso de público e procura por vagas, tendo mais de 60 professores da Rede Pública Municipal certificados pelo Projeto.

E para atender as demandas do próximo semestre, novas vagas estão previstas. De acordo com informações da Diretoria de Assuntos Comunitários - NUPEM UFRJ Macaé, o Projeto Universidade-Escola para o ano de 2016 prevê cursos com carga horária de 20h e 40h, oferecidos semanalmente nas dependências do NUPEM (Barreto) e na Cidade Universitária (Bairro Granja dos Cavaleiros), a partir do mês de março de 2016.

As inscrições para interessados serão feitas pela Diretoria de Assuntos Comunitários - NUPEM on-line e serão anunciadas na segunda quinzena de janeiro próximo.

Ainda segundo as informações, a previsão de oferta de cursos do Projeto Universidade-Escola para 2016 perpassa as mais diversas áreas do conhecimento, especialmente na área de ciências ambientais com diversos temas, tais como Cinema Ambiental; Ecologia, Manejo e Conservação; Práticas em Genética; Práticas em Biologia Evolutiva; Doenças Sexualmente Transmissíveis, Métodos Contraceptivos e Diagnóstico e também na área das humanas: Ética e Cidadania na escola; Antropologia: Biologia, cultura e a questão de raça e racismo; Teatro e Ensino de Ciências - Propostas de Ação; Questões em Bioética; Educação e uso de novas tecnologias - entre muitos outros temas.

O NUPEM é uma instituição que, desde sua origem, vem estabelecendo uma forte ligação com a extensão. Atualmente, presenciamos o envolvimento de diversos professores, técnicos e alunos em atividades que visam construir espaços ainda mais abertos para o diálogo com a sociedade.


Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br

Foto: Divulgação


    Compartilhe:


publicidade