Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Nupem inicia preparativos em comemoração ao 21º aniversário

Ao todo são mais de duas décadas alavancando a pesquisa, ensino e extensão na região Norte Fluminense

Em 25/05/2015 às 18h12


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Instituição possibilitou a criação do primeiro curso de graduação da UFRJ fora da sede no Rio de Janeiro (2006), Instituição possibilitou a criação do primeiro curso de graduação da UFRJ fora da sede no Rio de Janeiro (2006),
No próximo mês o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem) vai completar 21 anos. As comemorações com o tema: "NUPEM: Construindo Excelência" serão realizadas entre os dias 29 de junho e 1º de julho. 
A proposta do evento inclui a oferta de minicursos (por parte dos professores da casa, palestras (Prof. Stevens Rehs e outros convidados ilustres) e lançamento de livros (Prof. Arthuer Soffiati), exposição dos projetos existentes na instituição e coquetel.  

A programação completa ainda está sendo fechada. De acordo com informações da instituição, a equipe organizadora está em processo de envio de convites e confirmação.  

Visando um maior envolvimento de toda a comunidade, principalmente dos alunos, a organização sugere que as aulas regulares (Pós-graduação e Graduação) se possível, em pelo menos um ou dois dias do evento, sejam suspensas e computada a presença dos alunos no evento. O órgão lembra ainda que esta carga horária (Mini cursos e demais atividades) pode ser computada na carga horária graduação como atividade extensionista, segundo Resolução 02/2014 CEG. 

O Nupem é uma instituição de ensino superior que vem alavancando  o ensino, a pesquisa e a extensão no município e região. É o retrato de uma história de luta, superação e sucesso que de acordo com dados históricos e institucionais da UFRJ Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira começou com o sonho e perseverança de pesquisadores do Laboratório de Limnologia do Instituto de Biologia da UFRJ quando ainda na década de 80 iniciaram suas atividades científicas nas lagoas costeiras de Macaé, um trabalho que culminou na institucionalização do Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental (2005). 

E não para por aí. Este fato levou a criação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, o primeiro curso de graduação da UFRJ fora da sede no Rio de Janeiro (2006). E neste processo, o Instituto de Química, a Faculdade de Farmácia, a Escola de Enfermagem Anna Nery, a Faculdade de Medicina, o Instituto de Nutrição e a Politécnica de Engenharia motivaram-se a criar cursos de graduação em Macaé, consolidando o Polo Universitário da UFRJ-Macaé. Já em maio de 2011, o Conselho Universitário aprovou a institucionalização do Campus UFRJ-Macaé com suas Normas e, em novembro, houve a primeira consulta à comunidade acadêmica para a escolha da Direção do Campus. 

Dessa forma, a história da formação do Campus UFRJ em Macaé deve-se ao pioneirismo de profissionais ligados à educação que ousaram em interiorizar a UFRJ, constituindo uma estrutura integrada e não departamental, e a parceria da UFRJ junto à Prefeitura de Macaé. Assim estabeleceu-se no Norte fluminense o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, principal compromisso da Universidade com a sociedade brasileira, favorecendo uma formação universitária de qualidade, respeitosa com as mais variadas formas de saber e comprometida com a cidadania. 

Atualmente em meio a toda essa história de luta em prol do ensino superior na Capital Nacional do Petróleo, além dos cursos de graduação, por meio do Nupem, a universidade passou a oferecer também os primeiros cursos de mestrados acadêmicos fora do Fundão. Na lista estão os Programas de Pós Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPGCIAC) e o Programa de Pós Graduação em Produtos Bioativos e BioCiências (PPGPRODBIO) e o recente Doutorado em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC). 

"São 21 anos de pesquisa de alta qualidade e inserção social no Norte Fluminense. Isto só é possível devido a todo o corpo de docentes, alunos e funcionários altamente qualificados da UFRJ e parcerias bem estabelecidas com a prefeitura de Macaé e seus órgãos", enfatiza o diretor da instituição, Rodrigo Nunes da Fonseca.  

Histórico do convênio que levou à criação da instituição

De acordo com dados históricos, no dia 31 de maio de 1994 foi criado o NUPEM - Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé -, com solenidade realizada no então Parque de Exposições Latiff Mussi. Mas, o convênio que levou de fato à criação da instituição foi assinado em novembro de 1993, na Câmara de Vereadores de Macaé, pelo reitor da UFRJ, prof. Nelson Maculan Filho, e o prefeito de Macaé, na época Carlos Emir, na presença do secretário de Meio Ambiente de Macaé, Marcos Schuenk, e do prof. Francisco Esteves. O convênio é considerado histórico, pois daí se originou o processo de discussão e realização de interiorização (expansão) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, hoje, com campus em Macaé e em Xerém, distrito do Município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.  
 
Instituição possibilitou a criação do primeiro curso de graduação da UFRJ fora da sede no Rio de Janeiro (2006), o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Imagens mostram o inicio da construçõa da primeira sede e a sede atual

Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br

Foto: Kaná Manhães


    Compartilhe:


publicidade