Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Nupem está com inscrição aberta para dois cursos semipresenciais

Vagas são para professores do ensino médio da cidade e região. Programação inclui visita ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Em 12/05/2015 às 17h16


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Vagas são oferecidas para professores da cidade e região que lecionam no ensino médio. Vagas são oferecidas para professores da cidade e região que lecionam no ensino médio.
O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem) está com inscrições abertas para dois cursos sobre temas ambientais. São eles, "As plantas no dia a dia" e "Começando a recuperação de áreas verdes pela sala de aula".

Tanto as inscrições quantos os cursos são gratuitos e os interessados devem se inscrever pelo e-mail: oficinasnupem@gmail.com  até o próximo dia 20. Vagas são oferecidas para professores da cidade e região que lecionam no ensino médio. 

O curso será na modalidade semipresencial e contará com encontros aos sábados. A atividade está prevista para começar no dia 23 de maio. Ou seja, parte das atividades será não presencial, com a intenção de se explorar outras mídias que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula.

De acordo com Tatiana Konno, uma das professoras e coordenadores do curso, a iniciativa conta com apoio do Programa Novos Talentos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/Brasil. "O projeto está em andamento desde o ano passado, mas esta é a primeira edição do curso. O objetivo é oferecer mais vagas ao longo do ano de acordo com a procura. São duas temáticas diferentes, uma sobre o uso da plantas e a outra com foco na questão da sustentabilidade", explicou a docente.  

A ideia de oferecer as atividades surgiu em um momento que o município trabalha uma campanha para o uso consciente da água. Os temas a serem abordados estão relacionados à educação para a preservação e valorização das plantas, enfocando a necessidade de conservação de recursos naturais.

O curso "As plantas no dia a dia" será ministrado pelos professores Lísia Gestinari, Naiara Campos, Tatiana Konno e Rodrigo Lemes Martins no turno da manhã (encontro presencial). A ementa consiste em abordar: "Usos gerais das plantas"; "As plantas nas manifestações culturais"; "Percepção das paisagens: natural x urbana" e "Como ensinar Botânica?". 

A programação inclui a apresentação da disciplina, usos gerais das plantas, plantas nas manifestações culturais (cinema, música, artes e literatura), atividade não presencial, percepção da paisagem: natural x urbana, Saída de campo - Vegetação Costeira do Atlântico e Visita ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 

Já o curso "Começando a recuperação de áreas verdes pela sala de aula" será ministrado pelo professor Rodrigo Lemes Martins e Luis Eduardo Nogueira Costa. A ementa conta com conceitos aplicados de biologia para a recuperação de áreas degradadas, Código florestal, Cadastro Ambiental Rural, Programas de Regularização Ambiental, perspectivas de mudanças e adequações, conservação e produção, agricultura familiar, desafios da atividade agrícola e pecuária.

A programação a ser realizada no turno da tarde (encontro presencial) conta com apresentação da disciplina, aspectos políticos da recuperação de áreas degradas, conceitos ecológicos de recuperação de áreas degradas, saída de campo - Vegetação Costeira do Atlântico e Recuperação de áreas degradas - Avaliação final. 
 
"As percepções dos professores sobre o processo atual de alienação com base nos processos de produção de alimentos e cultivo de plantas nos levaram à escolha do tema", disse o professor Rodrigo Lemes. 

Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br


    Compartilhe:


publicidade