Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

São Silvestre: Idoso traz mais uma medalha para casa

Sebastião Caldas completou a corrida de São Silvestre e exibiu orgulhoso a recompensa

Em 03/01/2015 às 15h50


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

No dia 31 de dezembro, aconteceu em São Paulo a mais tradicional corrida de rua da América Latina - a Corrida Internacional de São Silvestre. Macaé teve um representante ilustre  representando a cidade, o idoso Sebastião Caldas, que com 84 anos completou 20 anos correndo a São Silvestre. 
Sebastião exibiu orgulhoso para a equipe do Jornal O Debate a última medalha recebida, e contou como foi conseguir, mais uma vez, completar os 15 km do percurso.

"Vi muita gente nova chorando porque não conseguiu chegar. Eu passava essas pessoas e agradecia por estar seguindo o meu trajeto e conseguindo alcançar a minha meta, que é simplesmente completar a prova. Quando cheguei ao pódio e olhei para trás e vi aquela multidão, eu só agradeci, porque eu consegui", disse.

Sebastião participa da Associação de Corredores de Rua de Macaé (ASCOM) e, segundo ele, essa paixão por corridas de rua veio após um problema no joelho, oriundo de participação em jogos de futebol.

"Comecei a sentir dores no joelho jogando bola e minha esposa me incentivou a parar de jogar e praticar outra atividade. Foi quando eu comecei a me dedicar à corrida de rua. Hoje, a corrida é essencial para minha saúde", explicou.

Sebastião coleciona vários prêmios, cerca de 200 medalhas e 200 troféus estão entre os seus ganhos. Em três anos seguidos, 2010, 2011 e 2012, Sebastião ficou em 5° lugar na classificação da sua categoria na Corrida de São Sebastião no Rio. Já na São Silvestre, Sebastião guarda agora as 20 medalhas recebidas com a prova.
Segundo ele, com 85 anos, ele ainda continuará correndo a São Silvestre.

"Pretendo manter a maratona de São Silvestre, gosto muito de correr em São Paulo. Às outras eu não vou mais", explicou.
A corrida é um dos exercícios mais recomendados por especialistas, trazendo benefícios para o bem-estar físico e mental. É uma atividade completa, que envolve praticamente todos os músculos do corpo, sendo aliada na queima de gorduras e no aumento de massa muscular.

Caminhar reduz os riscos de infarto, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, melhora o controle da pressão arterial e os níveis de colesterol, aumenta a massa muscular do corpo e reduz o peso. Com a prática, sua autoestima jamais será a mesma, a aparência de jovem se instalará na mente e no corpo.


Foto: Marianna Fontes


    Compartilhe:


publicidade