Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Nupem/UFRJ: 20 anos de atividades e excelência

A data é marcada por uma intensa programação comemorativa, que tem início nesta segunda-feira (2) e vai prosseguir até o dia 6 de junho

Em 02/06/2014 às 12h03


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem) completa 20 anos de bons serviços prestados a Macaé Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem) completa 20 anos de bons serviços prestados a Macaé
O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem) completa 20 anos de bons serviços prestados a Macaé e a Região Norte Fluminense, como centro de excelência, alavancando a pesquisa, o ensino e a extensão da UFRJ na Capital Nacional do Petróleo.

A data é marcada por uma intensa programação comemorativa, que tem início nesta segunda-feira (2) e vai prosseguir até o dia 6 de junho, constando de palestras, workshops, mesa-redonda, sarau, festival de poesia, além de Sessão Solene, onde haverá homenagem aos que contribuíram para a criação e estruturação do Nupem/UFRJ.

O Nupem/UFRJ é considerado um núcleo multidisciplinar de pesquisas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), historicamente associado ao Instituto de Biologia e destina-se a estimular e fortalecer as atividades de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento tecnológico da UFRJ no campo das Ciências Biológicas, nas Regiões Norte, Noroeste, Serrana e Baixada Litorânea do Estado do Rio de Janeiro. Recentemente, em 2006, o NUPEM/UFRJ passou a sediar o primeiro curso em um campus avançado da UFRJ (Licenciatura em Ciências Biológicas), vinculado ao Instituto de Biologia.

Homenagem justa

Merecidamente, tendo dado vida ao Nupem, o renomado cientista e diretor do Núcleo, Francisco de Assis Esteves, foi o grande homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na sexta-feira (30). Ele recebeu o título de cidadão do Estado do Rio em reconhecimento a seu trabalho em prol da sustentabilidade de Macaé e Região. O título foi indicado pela Deputada Aspásia Camargo.

A presidência da Alerj justificou que "o título é em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Diretor do NUPEM/UFRJ em prol do desenvolvimento sustentável no Norte Fluminense e que a competência acadêmica e a sua preocupação com o desenvolvimento socioambiental da região norte fluminense faz do Professor Francisco de Assis Esteves um exemplo de cidadão para o nosso estado."

"Para mim é uma grande homenagem, pois mostra que nosso trabalho, além de ser reconhecido no município, extrapolou as fronteiras de Macaé ganhando todo o estado. Na oportunidade, agradeço à deputada Aspásia Camargo pela indicação", disse Esteves, que também é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé.   

Programação festiva

O 20º aniversário do Nupem cumpre a seguinte programação comemorativa: segunda-feira (2) às 14h - cerimônia de abertura; palestras "Saberes, saberes: possibilidades e limites das transdisciplinaridade com o professor Carlos Vainer; apresentação do Vídeo "Nupem / UFRJ: A realização de um sonho", com o professor Rafael Nogueira; apresentação musical com a discente Rafaela Resende.

Terça-feira (3) às 9h - Workshop Biotecnologia e Meio Ambiente com o coordenador Marco A. Cruz; às 14h - palestra "A Nova identidade da universidade; ou muda ou morre", com o professor titular emérito da UFRJ, Luiz Bevilacqua; curso "Imagem e microscopia" com o professor Rodrigo Nunes da Fonseca; sarau com a coordenação de diretório acadêmico da Biologia Macaé.

Quarta-feira (4) às 9h - Workshop "Pesquisas Ictiológicas no âmbito da interdisciplinaridade", com o coordenador Fábio Di Dário; à 14h - palestra "A Ciência assim como na vida, a perspectiva histórica, o contraditório e o prazer", com o professor titular  Vivaldo Moura Neto; às 15h - Festival de Poesias coordenado pelas Professoras Maria Vírginia Claudino e Marla Belarmino; sarau com a coordenação de diretório acadêmico da Biologia Macaé. 

Quinta-feira (5) às 9h - Workshop "Restauração de áreas degradadas", com o coordenador Rodrigo Lemes Martins; às 14h - Workshop "Ciência, Sociedade e Sustentabilidade" com os coordenadores Alexandre Fernandes e Rafaella Franco Binatto; sarau. 

Sexta-feira às 8h - Workshop "Pós-graduação: Motor para alavancar a pesquisa na UFRJ Macaé", com o coordenador Jacson Menezes; às 14h - palestra "Educação Brasileira na Atualidade: um diagnóstico", com o professor emérito e ex-reitor da UFRJ Nelson Maculan Filho; sessão solene. 

Sessão Solene

Na sexta-feira próxima (6), está marcada a Sessão Solene comemorativa aos 20 anos do Nupem, que vai transcorrer em meio a homenagens a personalidades políticas de Macaé, pesquisadores e profissionais que contribuiram para a construção e o desenvolvimento do NUPEM.
A cerimônia ocorrerá às 14 horas, na sede do Nupem/UFRJ, e será aberta com palestra sobre o tema "Educação Superior Brasileira na Atualidade: Um Diagnóstico", proferida pelo Professor Emérito da UFRJ, Nelson Maculan Filho. 

Página da história de Macaé

Há vinte anos, no dia 31 de maio de 1994, foi criado o Núcleo em Desenvolvimento Socioambiental de Macaé - NUPEM. Era a efetivação do convênio assinado no ano anterior, em novembro de 1993, pelo reitor da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, prof. Nelson Maculan Filho, e pelo prefeito de Macaé, Carlos Emir Mussi. Estiveram presentes ao ato o Prof. Francisco de Assis Esteves e o secretário de Meio Ambiente de Macaé, na época, Marcos Schuenk.
A criação do NUPEM foi um marco no processo de interiorização da UFRJ, que tem hoje dois campus fora da sede - na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro; em Xerém (Duque de Caxias) e em Macaé.

Autor: Isis Maria Borges Gomes/ isismaria@odebateon.com.br

Foto: Divulgação


    Compartilhe:


Mais imagens


publicidade