Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Funemac e UFRJ realizam I Fórum em Humanidades no Nupem

Em 14/11/2013 às 10h36


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Em parceria com a Fundação Educacional de Macaé (Funemac), da prefeitura, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, realizará o I Fórum em Humanidades, de 25 a 29 deste mês, no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (Nupem), Polo Barreto. O objetivo é alavancar os estudos em Filosofia e as Ciências Humanas e Sociais no município e região, contribuindo para integrar o homem no universo complexo em que vive, fazendo-o participar da história de sua sociedade na medida em que vai construindo sua própria história.


Podem participar do Fórum alunos de graduação, de pós-graduação, professores, técnico-administrativos e membros da comunidade em geral. Os interessados precisam se inscrever no portal da prefeitura (www.macae.rj.gov.br), clicando no banner do evento que aparece no rodapé da página principal do portal ou direto no link: http://forumhumanidades.wix.com/forum-humanidades.

No site os interessados também encontram as instruções para a submissão dos trabalhos. Será emitido certificado para quem participar pelo menos de 75% do Fórum, que terá 40 horas de duração nos cinco dias, de segunda a sexta-feira. A inscrição para apresentação de trabalhos/comunicações pode ser feita até esta sexta-feira (15). A taxa é de R$ 20,00 para todas as pessoas e o pagamento pode ser efetuado até o início do evento para a emissão do certificado.

Os interessados devem escolher um dos grupos de trabalho, que são; Educação/Ensino; Artes e Literatura; Saúde; e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para submeter às instruções e preencher todos os campos do formulário.

O evento tem apoio da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PR3/UFRJ), Superintendência de Atividades Fora da Sede/UFRJ, em parceria também com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf-CCH) - Laboratório de Cognição e Linguagem.

- Com o Fórum pretendemos promover o intercâmbio entre profissionais da área de humanas e discutir tendências e possibilidades para o fomento e promoção de estudos em Filosofia e Ciências Humanas em Macaé e região. O público-alvo são os profissionais na área de humanas, professores e estudantes de graduação interessados na interface entre a Filosofia e as Ciências Humanas e demais campos do saber. Também é proposta do encontro possibilitar a integração com a comunidade acadêmica, fomentar expressões artísticas e culturais, promovendo a discussão de propostas de trabalho em prol do desenvolvimento da pesquisa em Filosofia e Ciências Humanas no Campus UFRJ-Macaé -, destacou uma das organizadoras do Fórum, professora Rafaella Franco Binatto.

Diante da complexidade e amplitude do Fórum, ela orientou que, antes de submeter o trabalho, o interessado deve consultar a dinâmica de funcionamento no Fórum e as temáticas dos grupos para, só então, preencher o formulário que deve conter o nome, e-mail, formação, co-autor, se houver, nome da instituição a qual está vinculado ou de interesse, título do trabalho e resumo expandido com no máximo uma lauda. Já o ouvinte basta preencher o formulário com nome e e-mail. Outras informações pelo e-mail forumhumanidades@gmail.com.

O Projeto Humanidades visa a construção de uma nova proposta de universidade baseada na integração, trabalho com a interdisciplinaridade e promoção de conhecimentos nos mais diversos aspectos.

O presidente da FUNEMAC, professor Alexandre de Azevedo, participará da solenidade de abertura do Fórum, às 19h, no auditório Professor Francisco de Assis Esteves. Na quarta-feira (27), ele participa, das 15h às 17h, da mesa-redonda sobre "Expansão do Ensino Superior e o Papel das Humanidades: Desafios e Realidade".

- Este evento, uma parceria do governo municipal, por meio da Funemac, com a UFRJ, brinda o espaço acadêmico com importantes discussões na área das Ciências Humanas. A expectativa é que seja um sucesso, cresça e gere um ambiente em que se discutam, à luz dos referenciais teóricos e metodológicos, as demandas sociais de Macaé e região. Mais uma vez a parceria com a universidade se mostra como uma decisão acertada do governo municipal em fomentar políticas públicas que permitam o crescimento, com pleno desenvolvimento, das universidades públicas em Macaé -, definiu o presidente da Funemac.

Entre os palestrantes das mesas-redondas do evento, estão também a secretária municipal de Educação, Lúcia Thomaz; e o coordenador de Biodiversidade, Gestão de Águas e Território, da secretaria municipal de Ambiente (Sema), Sávio Augusto Magaldi; além de representantes de outros órgãos públicos e professores das universidades envolvidas no Fórum.

O Nupem está localizado na Avenida São José do Barreto, 764 (atrás do Centro de Convenções), no Bairro São José do Barreto, em Macaé.

PROGRAMAÇÃO

Dia 25, segunda-feira:

15h às 17h - Reunião dos Grupos de Trabalho e apresentação das propostas e dinâmicas

Local: Auditório Francisco de Assis Esteves (Nupem)

19h - Abertura Oficial do I Fórum em Humanidades 2013

Mesa de Abertura

Professores Maria Antonieta Rubio Tyrrell - SuperAFSEDE-UFRJ; Francisco de Assis Esteves, direção Nupem/UFRJ; Alexandre Azevedo, presidente da Funemac; e Elizabeth Accioly, direção Pró-tempore do campus UFRJ-Macaé.

20h - Conferência de abertura - Prof. Alexandre Fernandes Correa (UFMA) - Aproximações entre estudos culturais e a epistemologia da complexidade.



Dia 26, terça-feira:

9h às 12h - Apresentação de trabalhos/Comunicações nos GTs

Local: Salas de Aula do Nupem

12h - Almoço

14h às 15h - Programação Cultural

15h30 às 17h30 - Mesa-redonda sobre "Ensino em Humanidades: panorama e possibilidades" com os professores Rodrigo Rosistolato (Faculdade de Educação-UFRJ); Alexandre Fernandes Correa (UFMA); Marcelo Abreu Gomes (Fafima-Macaé); e mediadora Rafaella Franco Binatto (Campus UFRJ-Macaé)

17h30 às 19h30 - Mesa-redonda sobre "Políticas Públicas, Educação e Ambiente" com os professores Mônica Aramond Serrão (Ibama); Lúcia Thomaz (secretária de Educação de Macaé); Sávio Augusto Magaldi, coordenador de Biodiversidade, Gestão de Águas e Território, (secretaria municipal Meio Ambiente), e mediador Rafael Costa (campus UFRJ-Macaé).

20h - Conferência Plenária com o professor Celso Sánchez (UniRio) sobre "Educação Ambiental desde el Sur: refletindo perspectivas para a pesquisa e para a ação em educação ambiental".



Dia 27, quarta-feira:

9h às 12h - Apresentação de trabalhos nos GTs

Local: Salas de aula no Nupem

12h - Almoço

14h às 15h - Programação Cultural

15h às 17h - Mesa-redonda sobre "Expansão do Ensino Superior e o papel das humanidades: desafios e realidade" com Rita de Cássia Oliveira Gomes, diretora de inclusão, Acessibilidade e Assuntos Comunitários - (UFRJ); professor Daniel Arruda Nascimento, Instituto de Ciências da Sociedade (UFF-Macaé); professor Paulo de Tarso Peixoto, da subsecretaria de Cultura, Cidania e Direitos Humanos; professor Alexandre de Azevedo (UFRJ-campus Macaé), presidente da Funemac, tendo como mediador o professor Gustavo Arantes Camargo (campus UFRJ-Macaé).

18h às 19h - Mesa-redonda sobre "Saúde, Cultura e contextos sociais", com as professoras Maria de Fátima, Saúde Coletiva, Erotildes Leal, Antropologia e Saúde e Kathleen Teresa da Cruz, Saúde Coletiva, ambas do campus UFRJ-Macaé. Mediadora professora Giuliana Franco Leal, também do campus UFRJ-Macaé.

20H - Conferência Plenária: "Interface entre Humanidades e a Saúde", com Emerson Elias Merhy, professor titular em Micropolítica do Trabalho e Saúde Coletiva (campus UFRJ-Macaé)

Local: Auditório Francisco de Assis Esteves



Dia 28, quinta-feira:

9h às 12h - Apresentação de trabalhos nos GTs

Local: Salas de aula no Nupem

12h - Almoço

14h às 15h - Programação Cultural

15h às 17h - Café Filosófico: "Natureza em questão: perspectivas críticas" com Paula Mousinho (professora associada Uenf/CCH/LCL - Laboratório de Cognição e Linguagem) e Leandro Pinho (professor associado Uenf/CCH/LEEL)

17h30 às 19h30 - Mesa-redonda: "CTS, novos modos de produção e a Universidade" com os professores André Luis de Oliveira Mendonça (Uerj/IMS);

Leonardo Rogério Miguel (Uenf/CCH/LCL - Laboratório de Cognição e Linguagem); Verusca Moss Simões dos Reis (Uenf/CCH/Laboratório de Cognição e Linguagem). Mediadora: Rafaella Franco Binatto (campus UFRJ-Macaé)

20h - Conferência Plenária com o professor Antonio Augusto Passos Videira (UERJ) sobre "Seriam as ciências naturais naturalmente incompletas? Comentários sobre a relevância dos Estudos Conceituais e Sociais da Ciência e da Tecnologia".



Dia 29, sexta-feira (encerramento):

13h30 às 15h - Reunião de Encerramento - Plenária dos Grupos de Trabalho

Local: Auditório Franscisco de Assis Esteves

15h30 - Exibição do documentário: "Um beijo para Gabriela" pela professora Laura Rebbeca Murray, doutoranda da Universidade Columbia/Nova Iorque (EUA).

Local: Auditório Franscisco de Assis Esteves.

Autor: Assessoria

Foto: divulgação


    Compartilhe:


publicidade