Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Hoje tem "Luz, Câmera e Ciência" no Nupem / UFRJ.

Às 13h haverá a exibição do filme "Jurassic Park", no Auditório do Nupem.

Em 29/05/2013 às 11h44


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Programação começa às 13h no Auditório do Nupem. Programação começa às 13h no Auditório do Nupem.
O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé (Nupem) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza nesta quarta-feira, 29, mais uma edição do projeto "Luz, Câmera e Ciência". O filme do dia é "Jurassic Park (1993 - EUA)" e a exibição começa às 13h.  O evento é aberto a estudantes e população de modo geral. 

O filme aborda a história de um parque construído por um milionário que tem como habitantes dinossauros diversos, antes extintos há sessenta e cinco milhões de anos. Isto é possível por ter sido encontrado um inseto fossilizado, que tinha sugado sangue destes dinossauros, de onde pode-se isolar o DNA, e, a partir deste ponto, recriá-los em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores. 

Entre os tópicos abordados, estão: Sistemas caóticos, Determinismo, Paleontologia, Ciência limítrofe, Ciência x Entretenimento, Ciência privada x Ciência pública. Assim como nas exibições anteriores, ao término da apresentação haverá discussão com os participantes. 

Criado em 2010, o projeto "Luz, Câmera e Ciência" tem como objetivo promover uma discussão com vistas à divulgação e popularização da ciência na comunidade universitária a partir da exibição de filmes ou documentários de caráter científico. 
A programação segue até julho. No dia 6 de junho, será a vez de "Matéria Escura (2007 - EUA)", já no dia 3 de julho, "O Hospedeiro (2006 - Coréia)" e no dia 31 de julho "A Fonte da Vida (2006 - EUA)". 

Em recente entrevista à equipe de reportagem do Jornal O Debate, o coordenador do projeto, Felipe Vasconcelos explicou que a iniciativa conta com o apoio da Coordenação de Extensão da UFRJ Macaé e do NUPEM e que visa utilizar filmes, cinema, de qualquer formato como ponto focal, como fio guia, para discussões acerca de ciências, filosofia, curiosidades. 
"Trata-se de um projeto que busca utilizar cinema como forma de criar, incentivar, desenvolver debates, conversas e discussões utilizando o cinema como ferramenta não-formal de critica, questionamento, educação e ensino. Com isso o encontro é uma oportunidade para mostrarmos que assuntos acadêmicos ou escolares podem estar entremeados em qualquer lugar, mesmo em uma forma de arte/entretenimento. Paralelo a isso, objetivamos exibir filmes que muitas vezes seriam de difícil veiculação ou descobrimento para os participantes e mostrar também que existe muito cinema por aí e que ele pode ter vários usos e aplicações, mesmo em espaços de ensino e pesquisa", disse.  

Autor: Juliane Reis - Juliane@odebateon.com.br

Foto: Kaná Manhães.


    Compartilhe:

Tags: Cinema.


publicidade