Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

História de Macaé é tema de palestra no NUPEM

Evento é gratuito e aberto à população e acontece nesta quinta-feira, às 15h

Em 17/11/2011 às 12h56


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

As atividades serão realizadas no auditório do Nup As atividades serão realizadas no auditório do Nup
Mais uma vez o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental (Nupem) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai ser palco de palestras. Dessa vez a temática abordada é a história do município com a palestra intitulada “A relevância de Macaé em trezentos anos de história do Norte Fluminense”. 

O tema será apresentado pela historiadora e coordenadora local e pesquisadora do Projeto “Macaé em Fontes Primárias”, da Secretaria Municipal de Acervo e Patrimônio Histórico (SEMAPH) Conceição Franco e pela professora e pesquisadora da Memória e Patrimônio Macaense e que atualmente trabalha junto a Subsecretaria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Macaé, Ana Lúcia Nunes Penha. 

O evento faz parte do “Ciclo de Palestras em Diversidade, Ambiente & Sociedade", que acontece no NUPEM e que teve início em abril deste ano. 
Por meio dessas iniciativas, a UFRJ compartilha com a sociedade os conhecimentos gerados no campus, promove a troca de experiência e aproxima a comunidade da unidade acadêmica. 

Durante as atividades será apresentada uma breve síntese, fruto de pesquisas recentes, sobre o processo de ocupação, povoamento e projeção econômica de Macaé e a sua importância na integração da região Norte Fluminense nos séculos XVII, XVIII e XIX.

“É um meio de levarmos para a sociedade os conhecimentos obtidos no Campus, não os deixando apenas dentro dos muros da instituição”, explicou o professor Francisco Esteves. 

Autor: Juliane Reis/ juliane@odebateon.com.br

Foto: Wanderley Gil


    Compartilhe:


publicidade