Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

UFRJ / Nupem recebeu visitas de estudantes

A iniciativa teve como objetivo abrir as portas da Universidade para a comunidade, estreitando assim, os canais de comunicação entre a academia e a sociedade

Em 26/10/2011 às 14h37


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Os estudantes participaram de atividades nos labor Os estudantes participaram de atividades nos labor
Nesta última semana ,a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) campus Macaé, por meio do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem), realizou a quarta edição do Nupem de Portas Abertas. O evento, que contou também com a parceria da secretaria de Educação do município foi marcado pela visita de diversas instituições de ensino à unidade acadêmica. 

Em média, 200 estudantes do ensino fundamental e médio participaram da programação.  
Durante o evento o público foi recebido por professores, pesquisadores, técnicos e alunos monitores distribuídos nos diferentes ambientes de pesquisa e tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios de bioquímica, química, invertebrados, vertebrados, genética, visitar a exposição de fósseis e minerais e assistiram a apresentação da técnica de taxidermia de animais. 

A programação seguiu ainda com a mesa redonda “Efeito das Mudanças Climáticas Globais em Macaé”, com os profissionais Isimar de Azevedo Santos, Doutor em Meteorologia, Rejane Corrêa Marques, Doutora em Ciências Biológicas e especialista em Saúde Ambiental e Felipe Mesquita de Vasconcellos, Doutor em Geologia. 

Ao abrir as portas para alunos, professores e comunidade, a instituição oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer a estrutura da unidade responsável pela formação de diversos profissionais. 

Para a técnica em assuntos educacionais da unidade, Marla Granados Belarmino, o evento foi uma oportunidade dos futuros acadêmicos conhecerem a instituição, a importância do campus para Macaé e Região e os cursos oferecidos na unidade. 
Ainda de acordo a profissional a visita das escolas ao espaço da Universidade contribuiu para que fossem lançadas sementes que poderão auxiliar na orientação vocacional dos jovens e crianças que vivenciaram este tipo de experiência, certamente muito significativa para eles. 

As atividades foram coordenadas pelo professor e diretor de extensão do Nupem, Leonardo Gomes e pela professora Christine Ruta e pelos técnicos Marla Belarmino, Rafael Alves e Suzana Marques, além ainda de vários outros docentes. 

Durante o evento a secretaria de Educação divulgou o Projeto Expedições Ecológicas para as escolas visitantes (Colégio Estadual Cinamomo, a Escola Positiva de Barra de São João, o Colégio Estadual Jornalista Álvaro Bastos e a Escola Municipal José Calil Filho). 

Autor: Juliane Reis/ juliane@odebateon.com.br

Foto: Divulgação


    Compartilhe:


publicidade