Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Diretor do Nupem lança 3ª edição da obra sobre ecologias de água

Em 30/09/2011 às 12h27


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Estudantes da UFRJ participaram do lançamento da m Estudantes da UFRJ participaram do lançamento da m
Na tarde de ontem (30), o professor e Diretor do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé (Nupem), Francisco Esteves fez o lançamento da sua mais recente obra intitulada “Fundamentos de Limnologia”.  

Para apresentar a obra, o professor ministrou a palestra “Da  ideia à terceira edição de um clássico da Ecologia brasileira: a história do Fundamentos de Limnologia contada por seu idealizador”.  

As atividades foram realizadas no Auditório Prof. Dr. Francisco de Assis Esteves, no Nupem, Avenida São José do Barreto nº 764. 

O evento fez parte do ciclo de palestras em diversidade, ambiente e sociedade.
Durante a programção o professor falou das motivações e etapas da tão importante obra da ecologia brasileira, abordando ainda sua repercussão, o papel dos colaboradores e da editoria, além do cenário da limnologia nas duas décadas de existências do “Fundamentos”. 

Ele explicou ainda que se trata de um livro sobre ecologias de água, o único em português na área e distribuído em toda América Latina. 

“É uma obra muito importante para quem pretende prestar concursos públicos. Pois fornece subsídios indispensáveis para a preservação, gestão e recuperação de ambientes aquáticos continentais, entre eles rios e lagoas”, enfatizou o professor. 

Ao decorrer da apresentação, Francisco falou também da atual problemática dos rios e lagoas. “60% da população brasileira não dispõem de coleta de esgoto e apenas 35% do material coletado é tratado. Em virtude disto, dados apontam que anualmente 1.400 brasileiros vão a óbito por doenças veiculadas por águas contaminadas”, enfatizou. 

Autor: Juliane Reis/ juliane@odebateon.com.br

Foto: Wanderley Gil


    Compartilhe:


publicidade