Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

UFRJ / Nupem ministra 1º curso de Biologia de Artrópodes Vetores

Em 07/07/2011 às 14h37 - Atualizado em 07/07/2011 às 14h44


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Aproximadamente 30 estudantes de todo o país estão Aproximadamente 30 estudantes de todo o país estão
O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé está sediando a primeira edição do curso de Biologia de Artrópodes Vetores (CBAV) de Macaé.  

O curso é promovido pelo Instituto Nacional em Ciência e Tecnologia de Entomologia Molecular e tem como objetivo  contribuir para a formação e treinamento dos alunos provenientes dos mais diversos grupos de pesquisa na área, de forma integrada e multidisciplinar. 

As atividades começaram no último dia 27 de junho e seguem até amanhã (8), com uma programação diversificada. As aulas teóricas acontecem no auditório da instituição, já as práticas são realizadas no laboratório de pesquisa. 

De acordo com um dos coordenadores do curso, o professor da UFRJ Macaé, Rodrigo Fonseca, a escolha da cidade para sediar o curso se deu em virtude da estrutura do Nupem para receber os participantes que ficariam alojados na unidade durante todo o período do curso. “A cidade, por meio da UFRJ e Nupem possui uma estrutura boa para receber os pesquisadores, no momento representados por todo o país, tais como São Paulo, Cabo Verde, Piauí, Sergipe, Nordeste, entre outros”, ressaltou o professor. 

Ele enfatiza ainda que, por meio das atividades, os profissionais recebem qualificações sobre diversos campos de pesquisa cientifica. 

“Existe a carência de profissionais qualificados nessa área e esse curso é de grande importância”, disse um universitário do último ano de Ciências Biológicas de Cabo Verde.  Ele garante ainda que o curso está atendendo as suas expectativas. 

Já Sumire Hibi, controladora de pragas urbanas de São Paulo, também está satisfeita com a programação, no entanto, enfatiza que os professores poderiam ser mais amplos nas explicações. “Alguns deles estão focando muito em seus projetos específicos e o ideal é que passassem uma visão mais ampla para então facilitar o entendimento de todos presentes”, disse. 

Além de Rodrigo Fonseca, o curso é coordenado por Rafaela Bruno, da Fiocruz, Patricia Alvarenga, do IBQM UFRJ  e Denise Valle, também da Fiocruz e apoio do coordenador do Laboratório de Bioquímica do Nupem / UFRJ, Jorge Moraes.  
Entre os temas que já foram abordados durante o curso estão “Aspectos gerais de artrópodes hematófagos”, com Dr. Pedro L. Oliveira - IBqM/ UFRJ, “Mecanismos de transmissão das doenças infecciosas e parasitárias”, com Dr. Ricardo Lourenço - IOC/Fiocruz, “Comportamento de artrópodes vetores”, com  Drª Alessandra Guarneri - CpqRR/Fiocruz e  “Ritmos Circadianos”, com Drª  Rafaela Vieira Bruno - IOC/Fiocruz. 

Programação 

Nesta quinta (7) os participantes terão aulas teóricas intituladas “Endocrinologia em insetos vetores”, com Dr. Eloi Garcia - IOC/Fiocruz, “Sinalização celular em insetos vetores”, com  Dr. Mario Alberto C. Silva Neto - IBqM/ UFRJ e “Imunidade em artrópodes vetores”, com Drª Sirlei Daffre - USP e Dr. Marcos Sorgine - IBqM/ UFRJ. 

Já na sexta-feira (8), último dia do curso, haverá aula teórica sobre “Biotecnologia”, com  Dr. Luciano Moreira - CpqRR/Fiocruz e “ Vacinas” com Dr. Itabajara da Silva Vaz Junior - UFRGS, palestra de encerramento com Dr. Hatisaburo Masuda - IBqM/ UFRJ). Em seguida, haverá avaliação final e entrega de certificados. 

O Curso 

No geral, o curso contou com aulas teóricas e práticas, seminários, grupos de discussão e abordou um amplo aspecto de assuntos. Cada aula foi ministrada por um ou mais pesquisadores de diversas instituições do país e do exterior. 

Autor: Juliane Reis/ juliane@odebateon.com.br

Foto: Wanderley Gil


    Compartilhe:


publicidade