Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Simpósio na UFRJ \ Nupem reuniu profissionais e acadêmicos

Em 26/03/2011 às 13h03


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

 

Na quarta e na quinta-feira (24), diversos profissionais da área cíentifica de todo o Brasil e estudantes participaram do Simpósio "Fronteiras em Biologia Celular". O evento promovido pela Sociedade Brasileira de Biologia Celular em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas (PMC) do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé foi realizado na sede do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (Nupem).

A programação contou com palestras nas áreas de Biologia Celular, Desenvolvimento, Neurologia e Bioquímica.

Ao abordar "O uso da imagem no ensino e na pesquisa em biologia celular, a professora Marlene Benchimol mostrou aos participantes os mais novos equipamentos de microscópios disponíveis no mercado. "Meu objetivo foi justamente passar para eles essas novas tendências e sua importância para a área científica", salientou a professora - cuja palestra foi ministrada na quinta-feira.

Nesse mesmo dia também foi discutido "As interações celulares na construção do cérebro", com o professor Vivaldo de Moura. "Meu objetivo foi mostrar como o cérebro reage no tratamento de tumores", explicou o professor.

Para os participantes, o evento foi de grande importância. 'As palestras muito bem abordadas e só veio a acrescentar em termos de aprendizagem", disse o estudante de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Maria Tereza, Niterói, Victor Hugo Monteiro Vieira.

Os professores Flávia Carvalho Alcantara Gomes (SBBC\PCM\ICB UFRJ), Rodrigo Fonseca, Luciana Romão, Cintia Monteiro, ambos da (UFRJ\Macaé) e Joice Stipursky e Tânia Spohr da (ICB\UFRJ) foram responsáveis pela coordenação das atividades.

"Foi um evento muito enriquecedor e para nós da UFRJ Macaé foi de grande importância receber no Campus, profissionais de renome no mercado", disse o professor Rodrigo. Na oportunidade, ele enfatizou a participação dos estudantes do Campus e demais instituições. "Foi muito satisfatório em todos os dias contar com o auditório lotado e sem dúvida esses participantes ao fim das atividades passam a contar com um conhecimento a mais", disse.

Apresentação de posteres, entre eles os de alunos de iniciação científica de Macaé que realizaram pesquisas na cidade também fizeram parte do evento e ao final das atividades os "melhores" foram premiados.

---------------------Sugestão de box -------------

Palestras

Os temas abordados pelos profissionais nos dois dias de eventos foram:

・E Transplante de espermatogônios em tronco invertebrados

・E Modulação da angiogênese pela matriz extracelular

・E O estroma reativo de hiperplasia prostática benigna é capaz de modular a atividade de células tumorais prostáticas LNCaP

・E Terapia com células tronco em doenças pulmonares prevalentes

・E Efeitos da radiação ultravioleta ambiental no desenvolvimento de embriões de crustáceos

・E Qual o papel das células não neuronais na formação das sinapses no sistema nervoso central?

・E Próstata como modelo experimental: avanços e perspectivas

・E Uso da imagem no ensino e pesquisa em biologia celular

・E Biologia celular e do desenvolvimento no estudo da formação da cabeça do embrião

・E A política de fomento da Faperj de descentralização regional e de incentivo a novos polos

・E As interações celulares na construção do cérebro

 

 

Autor: Juliane Reis \ Juliane@odebateon.com.br


    Compartilhe:


publicidade