Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Nupem/UFRJ passa a contar com laboratório de Biologia Molecular

Em 05/03/2011 às 17h05


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

A professora Yocie  foi homenageada pela unidade - A professora Yocie foi homenageada pela unidade -
Na última quinta-feira (3) o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promoveram a inauguração do Laboratório Professora Yocie  Yoneshigue Valentin de Biologia Molecular. Alunos, professores e demais profissionais da instituição participaram da solenidade. 

De acordo com informações da unidade o nome do laboratório presta uma homenagem a cientista, professora emérita da UFRJ,  Yocie que tem produzido conhecimento e contribuído para o ensino e a pesquisa da Universidade e para o avanço científico da sociedade brasileira. 

Durante o evento o diretor do Nupem, professor Francisco Esteves lembrou a importância da pesquisadora para a ciência do país. “Não podemos falar em algas sem lembrar o trabalho da Yocie. Estamos muito felizes por contarmos com o apoio de uma pesquisadora renomada e amiga como ela”, salientou o professor. 
Por meio do evento o Nupem mostrou o reconhecimento da comunidade acadêmica da professora 
junto ao Laboratório que leva 
seu nome. Ainda na ocasião foi descerrada uma placa com uma breve biografia e a foto da Professora.   

Ex. alunos e professores da instituição que participaram da solenidade se emocionaram. “O trabalho e empenho desta professora sempre me orientou durante toda a vida acadêmica”, disse Lísia Gestinari, coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRJ-Macaé. 

“ É impossível colocar num texto toda a gratidão e representação que esta professora tem para nós, ela compartilhou conosco não só conhecimento, os “shitakes” que ela nos oferecia são só um exemplo de sua amizade”, ressaltou o professor Rafael Nogueira.  
“É muito bom ser homenageada ainda em vida”, disse a professora. 

A professora 

Yocie cursou História Natural na Universidade Federal do Rio de Janeiro e formou-se doutora em Sciences, na Université d’Aix-Marseille II (França). É autora da publicação de 107 artigos em periódicos especializados e 29 capítulos de livros. 
Além do trabalho na UFRJ, Yocie atua também como consultora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e de outras Fundações de Apoio à Pesquisa.  

Ela exerce também a função de pesquisadora na área de oceanografia biológica, tendo realizado estudos importantes sobre o uso de Algas no tratamento de HIV e Herpes 

e já recebeu quatro prêmios pelos serviços prestados à ciência e a sociedade brasileira. “É muito bom ser homenageada ainda em vida”, disse a professora. 

Autor: Juliane Reis | Juliane@odebateon.com.br

Foto: Divulgação


    Compartilhe:


publicidade