Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

UFRJ/Nupem vai sediar o Simpósio “ Fronteiras em Biologia Celular”

Em 05/03/2011 às 16h48


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Entre os dias 23 de 24 de março a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai promover o Simpósio “Fronteiras em Biologia Celular”. O evento é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Biologia Celular em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas (PMC) do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ e  tem como objetivo contribuir para a difusão dos conhecimentos de Biologia Celular para o interior do Brasil, em particular do Estado do Rio de Janeiro. Os interessados em participar podem se inscrever pelo email ffrontbiocelmacae@ gmail.com. As inscrições são gratuitas. 

O evento vai contar com a participação de Cientistas do Brasil nas áreas de Biologia Celular, do Desenvolvimento, Neurobiologia e Bioquímica, e alunos de pós-graduação e iniciação cientifica. Na oportunidade haverá apresentação de posteres entre eles os de  alunos de iniciação cientifica de Macaé que realizaram pesquisas na cidade. 

A professora Flávia Carvalho Alcântara Gomes (SBBC/PCM/ICB UFRJ), as Doutoras Tânia Spohr e Joice Stipursky (ICB/UFRJ) e os docentes Rodrigo Nunes da Fonseca (UFRJ/Macaé), Luciana Romão (UFRJ/Macaé) e Cíntia Monteiro de Barros (UFRJ/Macaé) estão responsáveis pela coordenação do evento. 

No dia 23 vão ser ministradas as seguintes palestras: “Transplante de espermatogônios tronco invertebrados”, “Modulação da angiogênese pela matriz extracelular”, “O estroma reativo de hiperplasia prostático benigna é capaz de modular a atividade de células tumorais prostáticas em
 Lncap”, “Terapia com celulas tronco em doenças pulmonares prevalentes”, e “Efeitos da radiação ultravioleta ambiental no desenvolvimento de embriões de crustáceos. 

Já no dia 24 as palestras são “Próstata como módulo experimental: avanços e perspectivas”, “Uso da imagem no ensino e pesquisa em biologia celular”, “Biologia celular e de desenvolvimento no estudo da formação do cabeça do embrião”, “A política de fomento da Faperj de descentralização regional e de incentivo a novos polos”, “As interações celulares na construção do cérebro”. 

Mais informações podem ser obtidas no www.ufrj.br/macae e no blog http://frontbiocelmacae. blogspot. com 

Autor: Juliane Reis | Juliane@odebateon.com.br


    Compartilhe:


publicidade