Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

UFRJ Nupem Macaé promove a formatura da 1ª turma do Campus

Em 22/02/2011 às 11h32 - Atualizado em 22/02/2011 às 12h32


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

O evento consolidou o Campus UFRJ Macaé e tornou r O evento consolidou o Campus UFRJ Macaé e tornou r
Sensação de dever cumprido, sonho realizado. Na última sexta-feira (18) o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem) sediou a  cerimônia de colação de grau da primeira turma do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro Macaé. 

Na oportunidade, 21 formandos  receberam o título de novos profissionais. A solenidade teve início por volta das 19h30 e um saboroso coquetel marcou o encerramento do evento.   

Participaram da solenidade o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor Dr. Aloísio Teixeira, o prefeito Riverton Mussi, patrono da turma, o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento - Prof. Carlos Antônio Levi da Conceição, o Superintendente Geral da Pró-reitoria de Graduação - Prof. Eduardo Mach Queiroz, a Decana do Centro de Ciências da Saúde - Profª Maria Fernanda Quintela, a Vice-Diretora do Instituto de Biologia - Profª Blanche Christine Bitner-Mathé Leal, o Diretor do NUPEM - Prof. Francisco de Assis Esteves, a Vice-Diretora do NUPEM e uma das professoras homenageadas da Turma - Profª Tatiana Konno, a Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de Macaé - Prof. Lísia Gestinari, Paraninfo da Turma - Prof. José Nepomuceno e um representante do Conselho Regional de Biologia, o secretário municipal de Educação, Guto Garcia,  o Vice-Presidente da FUNEMAC - Prof. Joelson Tavares, a Diretora do Instituto de Química da UFRJ - Prof. Cássia Turci, funcionários técnico administrativos, professores  e coordenadores dos cursos de graduação do campus Macaé e os familiares e amigos dos  formandos. 

Discursos, entrega de placas, homenagens, lembranças de como tudo começou fez parte do evento. Ao fazer o uso da palavra, o Prof. Francisco Esteves agradeceu aos que contribuíram para o processo de interiorização da Universidade, não deixando de mencionar a importância do trabalho de todos, a citar também dos funcionários, em prol da construção e melhoria da Unidade. 

Já o Reitor, professor Dr. Aloísio Teixeira, enfatizou em poucas palavras a história do Campus. Na oportunidade, Riverton Mussi falou sobre a construção dos novos prédios para atender a classe do ensino superior na cidade, que serão erguidos ao lado da atual construção da Funemac, Cidade Universitária. 

“Para nós é a concretização de um grande sonho formar a primeira turma no Campus Macaé. Tivemos a oportunidade de trazer ensino e cultura para a cidade. E o melhor, os formandos vão poder atuar no próprio município e Região”, ressaltou o professor Francisco Esteves, acrescentando ainda que por meio da implantação da UFRJ em Macaé os interessados não precisam deixar a cidade em busca do sonho de uma Universidade Pública. 

“Dessa forma eles podem tanto estudar quanto exercer a profissão aqui e ainda contribuir para o desenvolvimento sustentável do município”, salientou o prpfessor Francisco lembrando que antes os estudantes se dirigiam para a Capital em busca de estudo e depois de formados muitos não retornavam para incrementar a economia municipal. 

Para encerrar a cerimônia o  Conselho Regional de Biologia entregou algumas carteiras de registro no Órgão aos formandos - que haviam feito o requerimento. 

Autor: Juliane Reis | Juliane@odebateon.com.br

Foto: Divulgação


    Compartilhe:


Mais imagens


publicidade