Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Nupem/UFRJ promove XXIV Curso Vivências em Ecologia

Em 19/07/2010 às 15h10


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (Nupem/UFRJ) promove a partir de segunda-feira (19), o XXIV Curso Vivências em Ecologia: Praticando para Educar. Até sexta-feira (23), 40 professores do Ensino Fundamental e Médio de vários municípios da região estarão participando do curso, que já qualificou cerca de 1500 profissionais de educação.
O curso tem como objetivo o estudo dos ecossistemas de Macaé, através de metodologias diferenciadas de ensino, que valorizam o lúdico, a experimentação e a construção coletiva do conhecimento, com o lema “conhecer para valorizar e preservar”. O Projeto Ecolagoas transforma ecossistemas do município em sala de aula.
Durante toda semana, os mestres tornam-se alunos de professores da UFRJ, que utilizam as restingas, as lagoas, a Mata Atlântica, o manguezal, o rio Macaé e o costão rochoso da Praia dos Cavaleiros como salas de aula. Nesses ambientes privilegiados, vão ocorrer discussões sobre biodiversidade, efeito estufa, alternativas para o crescimento econômico e preservação ambiental.
De acordo com a professora Déia Maria Ferreira, uma das coordenadoras do curso, o potencial multiplicador destas ações é extraordinária. “Hoje temos uma pesquisa em andamento, que mostra que o ensino de ciências e biologia em Macaé e região tem melhorado bastante depois que esse curso passou a ser oferecido desde 1997 a cada seis meses”, afirma.
Um dos aspectos mais relevantes é o fato de que os professores que participaram destes cursos passaram a incorporar em suas aulas conceitos significantes sobre o meio ambiente da região, essenciais para a formação da consciência ambiental de todo cidadão.
Para Reinaldo Bozelli, professor da UFRJ e coordenador do curso, a construção dessa consciência ecológica é fundamental para a consolidação de  uma sociedade sustentável, principalmente  numa região submetida a elevados índices de crescimento populacional, como aqueles registrados em Macaé.


Autor: Ninah Pinheiro - ninah@odebateon.com.br

Foto: Divulgação


    Compartilhe:


publicidade